quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Nojo e Revolta

Em 2004 decidi fazer um seguro de saúde. Vários problemas de saúde na altura, justificaram a minha decisão. Sendo cliente da Caixa Geral de Depósitos, recorri aos serviços da Multicare. As coisas foram correndo relativamente bem, durante a minha gravidez praticamente todos os exames foram cobertos pelo seguro, assim como o parto. No ano passado sofri um agravamento nas minha condições em virtude de ter mudado de escalão etário. Tudo bem, fazia parte do contrato, aceitei pacificamente. Este ano decidi incluir o meu filho, a experiência do internamento e as suas constantes bronquiolites, influenciaram a minha decisão. Como dizia, tudo foi correndo bem até à presente data. Hoje recebi uma carta da Multicare a informar-me das actualizações das condições para o próximo ano em relação aos valores das consultas e dos exames médicos. Até aí tudo bem, mas no fim da referida missiva sou igualmente informada que o meu prémio mensal passará a ser de 131,74 euros, ou seja seja, foi-me feito um agravamento de mais de 100% (estou a pagar por volta de 61 euros). De acordo com o que está na carta e passo a transcrever os motivos devem-se a "fazer face à evolução crescente da sinistralidade, decorrente dos aumentos nos custos de saúde e de cada vez maior frequência da sua utilização". Como?????? Mas afinal estamos a falar de quê, de um seguro de saúde, ou de um seguro automóvel?? Não percebi e obviamente não aceitei, pelo que liguei de imediato para o apoio ao cliente da Multicare, para que me esclarecessem (na esperança de que tudo não passasse de um engano). Atendeu-me uma senhora muito simpática e muito "compreensível", que me deu a mesma justificação que estava na carta. Quando a questionei sobre o que poderia fazer para diminuir este valor a sua resposta foi pronta: "pode excluir-se a si e fica só o seu filho como segurado, ou então pode rescindir o contrato"!!!!!!!! Avisou-me ainda que mesmo que escolhesse outro pacote dentro dos que eles têm disponível, o agravamento acompanhava-me e para ter em atenção que poderia a ficar a pagar mais do que aquilo que iria pagar agora (os tais 131euros).
Quando pousei o telefone pensei para comigo " acabaram de me convidar gentilmente para sair do seguro". Não fiquei revoltada, fiquei enojada com isto tudo, com esta leviandade, com esta falta de escrúpulos com que as seguradoras tratam os seus clientes. Com certeza os seus milionários lucros reduziram ligeiramente e isso não lhes interessa, por isso trata de penalizar os que já são clientes e tentar angariar novos com propostas tentadoras.

É óbvio que vou rescindir o contrato, mas antes vou tentar saber junto da Deco, a legitimidade desta actuação. Mas sinceramente não acredito muito na eficácia das associações de consumidores, e julgo que casos como estes só se resolveriam com a desistência de todos os clientes ou potências clientes.
Por isso deixo aqui um alerta: se já forem clientes Multicare deixem de o ser, mais tarde ou mais cedo vão ser descartáveis para a seguradora. Se ainda não forem e estiverem a pensar em ser, desistam!

11 comentários:

  1. Eu fui cliente da Médis até ao ano passado. Acabei por rescindir do contrato pelo facto do meu marido ter mudado de trabalho e me ter podido passar a incluir no seguro pago pelo emprego. A minha experiência com a Médis foi péssima. Podia aqui relatar vários episódios, mas só isso dava material para um post. Sempre reclamei junto deles e as respostas foram sempre negativas. As companhias de seguros têm apenas em mente o lucro e quando se pretende lucrar com a doença e a saúde das pessoas está a perverter-se um direito que deveria ser básico.
    Estamos a caminhar para a morte do SNS, tal como acontece nos EUA em que portadores de seguros morrem simplesmente porque as seguradores se recusam a pagar determinadas operações. E nem estou a falar dos milhões de americanos que não têm seguro. Esse só podem rezar para que nada lhes aconteça.

    Beijos e não deixes de fazer queixa à Deco.

    p.s-também gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  2. Tal como a manhã de inverno também fui cliente médis. Optei pela Médis porque na altura era a que tinha a melhor comparticipação para parto (o parto estava incluido na hospitalização, tinha 25 mil euros de plafond). Passado o periodo de carência engravidei e tão depressa fiquei gravida como recebo uma carta a actualizar as condições do seguro e qual não é o meu espanto quando vejo que o parto já não fazia parte do item hospitalização e o plafond passou a ser, se não estou em erro de 1500€!!!! Liguei de imediato para a Médis e informaram-me que no meu caso não havia problema porque tinha engravidado antes da renovação do seguro por isso o meu parto ainda iria estar ao abriigo do antigo contrato.
    Perguntei a advogados, DECO e toda a gente me disse que é perfeitamente possível fazerem uma coisa dessas. Como é óbvio depois do parto cancelei o seguro.
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Que situação! Realmente, eles querem tudo para eles!!
    Também andei a ver de seguros para renovar o meu e estão muito mais caros que anteriormente, para além dos plafonds também terem diminuído! Enfim!

    Como está o teu João?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. La em casa somos todos clientes multicare e recentemente também nos chateamos por causa das franquias anuais. Decidimos que, apos as férias, vamos procurar outra seguradora mas tenho a impressao que sao todos uns vigaristas. As seguradoras e o nosso governo que permite estas coisas estando o SNS no estado em que esta.
    Sou socia da DECO e ja me ajudaram diversas vezes. Acho-os muito competentes.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Tanto eu como o meu Marido temos multicare há algum tempo.
    No nosso caso, ainda não houve nenhum problema desse género (graças a Deus!)
    Quando a Bia nasceu fiz um para ela também.
    Nós os três pagamos, cerca de 90 e poucos euros....mas para o ano tanto eu, como o meu marido fazemos 30 anos(altura em que aumentam, acho eu)...
    Se tiver um aumento desses desisto!
    Infelizmente,quase não dá para "sobreviver", sem um seguro de saúde.
    Beijocas!!!!

    ResponderEliminar
  6. Pois é Mariah infelismente não me espanta nada toda esta tua história! Já fui da multicare sozinha e depois com a bebé, agora tenho a Medis por causa também da mudança de emprego do marido... Quanto à multicare nunca cheguei a ter grandes problemas... mas obviamente porque também não "utilizava" em demasia os serviços. Quando engravidei as contas não me custaram tanto a pagar porque cada consulta que deveria ser 70 euros, pagava 9 e por mês pagava 18, e nunca paguei nenhuma ecografia. Não utilizei o plafon do parto pq era demasiado reduzido e já tinha decidido ir para o publico. Certo é que 6 meses depois de a bebé ter nascido actualizaram os preçários dos exames complementares em que por exemplo as ecografias passavam a ser pagas e o valor dos 9, passava para 11.
    Nessa mesma altura o marido mudou, o emprego que tinha Médis e cancelei o meu contrato com a Multicare.
    Enfim... conclusão... eles a perder nunca ficam! E se por acaso começa a haver algum cliente a ficar muitas vezes "doentinho" toca de lhe começar a fazer a vida mais negra para ver se não começam a ficar com menos uns euros dos seus lucros milionários.
    É realmente uma tristeza... mas o nosso SNS também anda pelas ruas da amargura...
    Em relação ao teu caso, Deco com eles. Podes não chegar a ter os resultados imediatamente... mas acredito que não sejas a única a ter este tipo de reclamação e quando os casos começam a acumular-se e a ser flagrantes as merdas acabam por vir à tona e pode ser que alguma coisa mude para melhor.
    Rais parta que Ai! de quem ficar doente neste país!!!!!

    PS: Epá o meu dom é um dom como outro qualquer. Tantas vezes pasmo com o à vontade que tantas pessoas têm em matérias que sou totalmente leiga... e acredita que muitas vezes me sinto diminuida por às vezes achar que não tenho uma profissão de maior valia para a sociedade... mas depois também chego à conclusão que cada um de nós tem mesmo de ter dons e capacidades diferentes e faz falta naquele nicho particular... por meu lado a minha grande desvantagem é ser 100% instável...

    Ui que isto já vai longo... tou a aproveitar uma abertazinha enquanto o próximo trabalho não entra... mas já andava com umas saudades de andar por aqui :P
    Um granda beijinho pra ti e pró "maezite" :)

    ResponderEliminar
  7. Uma vergonha o que se passa. Eu tenho Médis até ver...

    Cristina

    ResponderEliminar
  8. É relamente de se ficar pasma com uma coisa dessas.
    Infelizmente compartilho da tua opnião em relação à DECO mas olha não custa tentares e o q te aconteceu vai acontecer a muitas mais pessoas pelo que pode ser que assim a queixa ganhe mais "força".

    Eu nos tempos em que era dos quadros e tinha o seguro por conta da empresa tb era Multicare ... não tive queixas pq a bom dizer não pagava quase nada ... que saudades desses tempos: lembro-me de consultas de dentistas de noventa e tal euros em que eu só pagava à minha conta pra'i 6 euros.

    Agora tenho seguro para mim e p o Miguel pela Advance Care. Aproveitei as condições mais favoráveis pelo protocolo que têm com a CTOC .... tb não pertences aos TOC?

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Tb somos uma família Multicare. Até ao fim do ano rescindo. Não só pelas tuas palavras, que me enojam tanto quanto a ti, mas tb pq o novo hospital privado da cidade terá acordo com a adse e os miúdos estarão cobertos, através do pai. Eu fico sem seguro, que se lixe. Já me aproveitei bem deles que me pagaram boa parte da cesariana numa clínica simpática. Porcos.

    ResponderEliminar
  10. Não sei o que dizer. Fiquei completamente parva. Eu até esta data não tenho nenhum seguro de saúde, mas está previsto fazermos um através da empresa. Detesto seguros privados. Continuo a acreditr que no SNS estão alguns dos melhores médicos, não me perguntem porquê... Se calhar é mito. Relativamente ao SNS só tenho queixas relativamente à minha médica de família, mas isso não é dos serviços, mas sim da pessoa em questão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Eu estou igualmente repleta de nojo e revolta. Fiz 31 anos tenho multicare à 6 anos, pagando cerca de 370€ anuais, por uma apólice de 20.000...
    Agora tb me enviaram a dita carta a informar que passaria a pagar 825€ (também + de 100% de aumento)...
    E nao há nada que possamos fazer!
    Bahhh

    ResponderEliminar