quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Isto não começa bem

Este ano o infantário do meu filho decidiu introduzir o uso de farda. Não gostei nada da ideia, aliás, detestei. Não gosto de fardas, nunca gostei. Embirro com esta ideia dos meninos uniformizados. Percebo a ideia de diluir as diferenças sociais (como se tal fosse possível, mas enfim...), de evitar que alguns venham de Lacoste e outros de Zippy, mas o bibe não será suficiente para o efeito?
Ainda não vi o dito fato, mas sei que consta de calção, meia até ao joelho e camisa branca, original portanto. Nos pés devem trazer moucassins ou sapatinho de vela, exactamente o estilo de calçado que eu não aprecio. Mas tirando estes detalhes estéticos, o que me preocupa é o facto de achar que esta vestimenta não é a adequada para o Inverno, principalmente se ele for rigoroso como o anterior e se as condições de aquecimento do colégio forem as mesmas que se verificaram no ano passado, em que os meninos chegaram a estar o dia todo de casaco tal era o frio que se sentia. Uma estupidez portanto, reveladora no novo riquismo saloio que por aqui impera.

9 comentários:

  1. Bolas. Eu acho que só por isso considerava tirá-lo de lá. Até porque isso é sinal de uma determinada filosofia da instituição que não me agrada nada...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. O problema é que nesta terra não há mais infantários, a não ser aquele onde ele esteve há dois anos e para esse, por todos os motivos e mais alguns, não volta. Mas acredita que estou furiosa.

    ResponderEliminar
  3. Diluir as diferenças sociais?
    E fora do colégio? As crianças estão em contacto constante com essas diferenças sociais...A mim parece-me que querem ganhar uns euros extra. Que os gastem em proporcionar conforto às crianças!
    Não podes contestar essa regra? Tendo em conta que foi uma decisão posterior à entrada do teu filho no colégio. Os outros encarregados de educação aceitaram bem?
    Eu também não sou a favor das fardas, eu nem sou a favor de vestir dois irmãos de igual, cada criança tem a sua individualidade que deve ser respeitada e não parecer que saíram todos em série de uma fábrica :P As crianças devem conviver com a diferença e aprender a respeitá-la.
    Eu também ficava furiosa!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. É tudo revoltante. A mim dava-me uma coisa má. E sendo essa a única instituição da zona então é que eu ficava mesmo para morrer. A hipótese de o colocar um pouco mais longe não é mesmo viável?

    Beijos e espero que a coisa não se concretize, porque... Irra... Até arrepia.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Caracoleta. Que tal dizeres que não e ver o que eles dizem?

    ResponderEliminar
  6. Concordo ctgo. É mto estúpido! Faz como sugere a Gaivota e tenta dizer que não concordas com a ideia a ver a reacção deles. Já falaste com outros pais? Pode ser que haja outras pessoas a pensar como tu e, como bem sabes, a união faz a força... se forem muitos, quem sabe...
    bjs

    ResponderEliminar
  7. A sério??? Mas que medida mais estúpida no mínimo. O bibe não chegará mesmo?
    Também concordo com as ideias aqui deixadas pelas meninas... mas que grande treta. Ui embirro tanto com uniformes!! Ui... é que detesto essas manias!
    Tenta constestar!!
    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Eu nem de bibes gosto muito mas enfim percebo que assim ao menos sempre poupam a roupa das tintas, plasticinas, etc... mas isso da fatiota parece uma coisa formal de mais, ainda por cima em meninos tão pequenos :-(

    Essa ideia de expressares o teu desagrado junto de outros pais até pode ser que resulte e dê força a uma mudança ... ainda que não dê em nada pelo menos tentáste e isso é sempre positivo.

    Bjs,
    Ana
    PS: Tou a precisar de injecções de energia para combater um cansaço que não me larga ...

    ResponderEliminar
  9. Compreendo perfeitamente Mariah, que no colégio da Madalena também me falarma de farda, e eu também sou absolutamente contra!
    A nossa identidade também se revela na roupa [e não tem nada que ver com marcas], além de que num colégio onde os pais podem pagar uma série de fardas [sim que para andarem sempre limpinhos, quantas temos que comprar?], não devem existir meninos pobrezinhos, não deve existir uma diferença social assim tão grande entre as crianças.

    No colégio da Madalena ainda é apenas uma hipotese que vi ser analisada em reunião, mas acredito que como eu há-de haver muito pai contra. Um bibe para proteger a roupinha é mais que suficiente, que diferenças sociais existem em todo o lado e convém habituarmo-nos a elas o quanto antes.

    Beijo grande

    ResponderEliminar