quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Infantário

Amanhã vai decorrer uma reunião geral na escola do meu filho. Já soube por "portas travessas" qual o tema, que elas designaram de enorme importância: as actuais responsáveis venderam a escola a uma das educadoras que lá está. Acho a rapariga uma boa profissional, embora ainda com pouca experiência. Mas continuo a não estar muito satisfeita com o rumo que aquele infantário tem tomado na sua curta existência. Há já algum tempo que ando desconfortável, agarro-me ao argumento de que o meu filho é feliz lá, mas a verdade é que eu, como mãe e como "cliente" de um serviço não estou feliz. Não tenho motivos concretos em relação ao meu filho e à forma como ele é tratado, exceptuando a escassa informação que me é fornecida ao final do dia. "Ele esteve óptimo", para mim é pouco, tendo em conta que ele passa lá oito horas por dia. Acho absurdo que façam uma pausa lectiva de três meses, altura em que eles o que fazem é brincar, sem mais actividades.

Mas o que me despertou para esta sensação que me acompanha há alguns tempos e que eu não sabia definir, foi uma situação que se passou com outra mãe. Por um motivo que não vou aqui expor, e que não está directamente relacionado com a criança, a mãe ameaçou que iria tirar o filho do colégio. O motivo é válido e na posição dela teria feito exactamente o mesmo. E surpreendentemente, ou não, a reacção da "nova direcção" foi de uma total indiferença. Ora, se calhar utopicamente, nós pais, esperamos de quem fica com o nosso filho, o estabelecimento de laços afectivos, quer connosco quer com os nossos filhos. Esperamos que a saída de uma criança, que neste caso, está lá desde a abertura, lhes provoque alguma tristeza e preocupação (para além disto tudo, é um negócio e elas cada vez têm menos crianças). E não é nada disso que elas deixam transparecer com estas e outras atitudes. Se eu tivesse um infantário em que os pais me informassem da intenção de deixar o local, procurava saber o motivo e até demovê-los se os motivos tivessem relacionados com alguma insatisfação com o estabelecimento. Se calhar sou demasiado lírica.

4 comentários:

  1. Isso só pode significar que as pessoas são frias.

    ResponderEliminar
  2. Por muito que me custe aceitar, é mesmo isso Luz.

    ResponderEliminar
  3. OLha parece mesmo que estás a falar sobre o ex-colegio do meu filho. Este ano inscrevi-o na publica e vai comigo para a escola. Vamos ver como corre. Espero que as coisas melhorem na escolinha do teu.

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos esperamos esse tipo de resposta do outro lado. Este ano qd disse q não ia renovar, pergunatram-me logo qual o motivo. Expliquei q estava à espera das listas do publico e q se ele não entrasse acabaria por renovar. e foi o que fiz.
    Mas já percebi que as direções/educadoras gostam menos de alguns pais e com isso acabam por não se "importar" com a saida das crianças!

    ResponderEliminar