sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Furiosa

Eu estou tão furiosa que tenho tenho que partilhar a minha furia por aqui. A sobrinha do meu marido, com 21 anos, foi mão de uma menina no passado mês (salvo erro no, dia 27 de Agosto). Ontem fiquei a saber que a bebé ainda está no hospital por ter desenvolvido uma doença hemolítica por incompatibilidade de RH. Como desconhecia esta doença hoje fui pesquisar e após ter lido a sua origem e a forma de a prevenir fiquei furiosa e se aquela médica de família me aparecesse à frente, no mínimo, espetava-lhe com dois pares de estalos. É que esta situação é tão típica daquela cidade onde cresci que até dá raiva. Segundo me contou a minha sogra, assim que a ela soube que estava grávida, foi à médica de família e pediu para fazer uma aborto. Não sei os motivos nem me interessam, sei que a relação com o pai é estável, que financeiramente e profissionalmente estão os dois numa situação precária, mas se isso esteve na origem da decisão de querer abortar, não sei e não me interessa. Pois a que médica demoveu-a do fazer o aborto (o que na minha opinião está completamente errado) e a rapariga lá levou a gravidez até ao fim, e pelo que me apercebi, estava muito feliz por ter a criança.
O que me irrita nesta história é a leviandade com que a gravidez foi acompanhada, pois se ela tivesse solicitado uma análise de sangue aos pais poderia e teria actuado no sentido de evitar que a doença se desenvolvesse. O que me irrita é que a miúda foi acompanhada pela médica de família por não ter dinheiro para recorrer a uma obstetra no privado. E o que me irrita é que se eles tivessem dinheiro a médica teria actuado doutra forma, O que me irrita é que se eles fossem filhos de um Dr. ou de um Eng. a médica teria tido todos os cuidados. Mas como eles são filhos do Zé da esquina ou do Manel das couves, ela borrifou-se. Acreditem que aquela cidade funciona assim, eu sofri na pele esse estigma, essa diferenciação dos que eram filhos dos Drs e eng e dos que não eram. Na escola isto era gritante. Há uns tempos atrás fui às urgências da CUF por causa de uma alergia que desenvolvi. A médica que me atendeu quando viu o meu BI disse-me que também era da cidade, que tinha vindo para Lisboa há muitos anos e que não pretendia regressar. Depois rematou, "sabe, naquela cidade nós não somos a Maria somos o filho ou filha de". Isto é tão verdade e por isso que eu tenho tanta relutância em regressar para lá.

4 comentários:

  1. Essa médica, no mínimo, seria alvo de uma queixa por negligência. Nos dias de hoje, fazer análises durante a gravidez é o mínimo dos mínimos.

    Há que acabar de vez, e isso só se consegue lutando contra os preconceitos instituídos, com o baixar a cabeça e dizer que sim a tudo porque é a Senhora Doutora que diz.

    Que tudo se resolva da melhor maneira para a menina.

    ResponderEliminar
  2. É o 1º filho?
    Se for aparentemente não há motivo para a criança ter desenvolvido essa doença. O meu grupo sanguineo é A- e o meu marido é O+, o meu filho nasceu A- como eu, do segundo filho durante a gestação fiz a isoimunização apenas por prevenção, uma vez que não havia necessidade por o meu 1º filho ter o meu grupo sanguineo. o meu segundo filho é O+, grupo sanguineo contrario ao meu e por isso administraram-me a "vacina" novamente por prevenção caso queira ter um 3º filho.
    não estará o bébé com uma ictericia mais forte apenas?
    Carla

    ResponderEliminar
  3. À medida que ia lendo o post ia discordando contigo, mas depois percebi que te referias à localidade em si. Isto porque eu fui acompanhada (da gravidez do Rodrigo) no centro de saúde da minha zona e fui muito bem tratada, até princesas as enfermeiras chamavam às grávidas, e a minha médica solicitou todo o tipo de exames, fui muitissimo bem acompanhada, com muitos cuidados, com muita informação, foi muito bom mesmo, cinco estrelas, não tenho nada a apontar ao acompanhamento que tive no centro de saúde. Desta gravidez estou numa clinica particular e digo-te, estou muito desliludida e não tenho metade das atenções que tive do Rodrigo, acreditas? Pelo que sei de uma amiga minha no centro de saude os cuidados também são muitos, pelo que tenho percebido estamos muito bem servidos a nivel de acompanhamento de gravidas nos centros de saude e não gastas um chavo. Pena é que na tua zona as coisas ainda se passem assim, porque hoje em dia eles têm muitissimas condições para que tudo corra bem connosco. E eu tb sou suspeita porque a minha medica de familia é maravilhosa, é extremamente humana e acredito que trate todas as pacientes com a mesma atenção e cuidado. Quando o M. teve o tumor, fomos lá e ela através da palpação achou que não era nada grave, que deveria ser apenas um quisto, mas ainda assim, enviou-o logo para o Hospital para realizar exames de urgencia. É uma médica extremamente competente.

    ResponderEliminar