segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Da frontalidade


Umas das características da minha personalidade é a de fugir a conflitos como o diabo foge da cruz. Não me orgulho dela, porque lhe associo alguma cobardia. Frequentemente leva-me a não dizer, na altura certa, o que penso e quase sempre fico a remoer e a culpabilizar-me por isso. Julgo ter herdado este traço da minha mãe, a quem muitas vezes acusei de passividade perante as atitudes injustas do meu pai. Reconheço agora que essa passividade não era mais que uma forma de evitar conflitos, de manter uma paz aparente, mas na verdade falsa, muito falsa. Ultimamente, não sei bem porquê, tenho tentado contrariar esta minha tendência de meter para dentro as coisas que me incomodam e, em jeito de treino (lol), ontem perante duas pessoas distintas, manifestei a minha opinião, face a duas situações em que estive envolvida. Não foram pessoas ao acaso, foram precisamente duas que tem como particularidade, autointitularem-se de frontais e orgulharem-se disso. A reação às minhas palavras não foi nada boa, ficaram indignadas e sentiram-se injustiçadas com o que lhes disse. Acreditem que não fui ofensiva, fui até bastante assertiva na forma como me exprimi, pelo que embora sinta algum desconforto, não estou nada arrependida do que disse. Agora sinceramente, cada vez me incomodam mais as pessoas que se dizem frontais, mas depois não aceitam essa "frontalidade" nos outros.


4 comentários:

  1. Acontece-me também isso. E descubro que os outros reagem muito mal quando dizemos o que pensamos, mas acham que temos de aceitar tudo o que nos querem dizer. Dois pesos, duas medidas, infelizmente.

    Com o tempo tenho vindo a achar que por vezes é mesmo melhor calar e mudar simplesmente a atitude perante essa pessoa. Começo a achar que assim entendem melhor...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, acho que a maior parte das vezes as pessoas chamam frontalidade à falta de educação e à agressão descarada. Tenho sempre muito "medo" quando alguém me diz que é muito frontal.

    Beijos

    ResponderEliminar