quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ainda a letra - ideias precisam-se

O meu filho tem uma letra muito feia, é um fato. Na reunião que tive com a professora na semana passada o tema veio à baila. Que ele continuava com a letra muito irregular e que ela este ano não podia perder tempo em ajuda-lo pois a matéria é muito extensa. Teria que ser eu em casa a trabalhar com ele. Não tem sido tarefa fácil, comprei-lhe um caderno de duas linhas para treinar a letra, fui à net e saquei uma série de exercícios para que desenvolva a motricidade fina, mas mesmo assim os resultados não são os melhores. Ele continua a não pegar bem no lápis, usa-o completamente da vertical e isso não ajuda nada. Quando tento que incline mais o lápis a letra ainda sai pior. Reparo que quando escreve os números começa de baixo para cima (assim como com algumas letras), chamo-o a atenção para isso, ele corrige, mas já está tão habituado que, sem se aperceber, volta ao mesmo. Nesta altura já não sei o que fazer para o ajudar. Tento não valorizar muito, mas preocupa-me as repercussões desta má letra, pois em alguns casos não consigo mesmo ler o que escreveu e em contexto de exame (ximámen já pareço a professora dele, sempre obcecada com o exame do 4º ano) isso pode dar maus resultados. Alguém tem aí alguma fórmula mágica, ou não mágica, que me possa ajudar?

4 comentários:

  1. Olá,
    a professora falou-lhe apenas em trabalhar a letra ou também em motricidade fina ?
    a pega do lápis pode ser trabalhada indirectamente com coisas que ele goste mais e que desenvolvem/reforçam a motricidade fina (que é o que condiciona/fomenta entre outras coisas a pega do lapis) - enfiamentos, legos pequenos (os minusculos), adaptadores para os lapis que forcem a pega de uma determinada forma), muito trabalho de grafismo (que se for como o nosso filho deteeeeeeeesta)
    qualquer coisa pode-me contactar para o farruska @ gmail . com (retirar os espaços) e trocamos ideias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigada pelo comentário. A professora falou em trabalhar a letra, atribuindo a origem da má letra ao pouco desenvolvimento da motricidade fina. Na verdade ainda não fizemos esse trabalho indireto e parece-me que será o mais adequado. Nós arranjámos um adaptador (borrachas) mas a prof. retirou-o ao segundo dia de uso e ele nunca mais quis usar.

      Eliminar
  2. outra dia da educadora dos nosso (pre-escolar) : usar cotonetes para desenhar/escrever (reforça o movimento de pinça) . no caso deles tiveram que pintar figuras geometricas só com cotonete

    ResponderEliminar