quinta-feira, 17 de julho de 2008

Há dias complicados

E hoje foi um desses dias. De manhã, apercebi-me que o meu filho não tinha acordado bem disposto, fez birra para se vestir, fez birra para comer e fez birra para sair de casa. Fui deixá-lo ao infantário, assim que chegámos, e como é habitual, os outros meninos vieram ter connosco. Quando ponho o João no chão ele aproxima-se dum menino e dá-lhe um encontrão, que a pobre da criança cai no chão!! Fiquei de boca aberta... mas o que é isto? De seguida rumo a Lisboa para tratar de uma chatice estúpida de trabalho. A conversa não é agradável e eu enervo-me... esteve um calor abrasador e toda eu escorria suor. Finalmente vou buscar o meu filho e assim que chego ao infantário deparo-me com ele a chorar desconsoladamente. Tem sido assim ultimamente, não percebo o que se passa. Disseram-me que esteve o dia todo aborrecido, não quis participar em nenhuma actividade e assim que os pais começam a aparecer para levarem os filhos desata a chorar. Acredito que o facto da Educadora e da Auxiliar terem ido de férias na mesma altura (situação com a qual discordei) esteja a contribuir para este estado do meu filho, mas angustia-me saber que ele não está lá feliz.
Pensei que ao regressarmos a casa as coisas acalmariam, mas enganei-me redondamente, o João esteve impossível, queixoso, birrento, choroso e a mim, pareceu-me triste. Pede o leão ( o peluche que ele adora) deita-se no chão e coloca a cabeça em cima do boneco. Parte-se-me o coração. Se me aproximo para lhe pegar, não quer, protesta...A minha irmã estava cá, quando ela saiu desatou num choro que, sem querer, me fez chorar também. Desconfio que as ausências do pai o estejam a afectar, no fundo ele está sempre a ver as pessoas que ele gosta (o pai, a tia) a aparecerem e depois a desaparecerem. Não quis jantar, parecia que tinha fome, mas quando punha a comida na boca chorava, como se algo lhe doesse. Serão dentes? Hoje tinha gotas de baba a escorrer pelo queixo a tal ponto que tive de lhe mudar de camisola de tão molhada que estava. Desesperei, pois não estava a conseguir animá-lo e por isso na altura do banho, despi-me e enfiei-me na banheira com ele. Foi o melhor momento do dia. Espero que amanhã seja melhor...

7 comentários:

  1. Foi uma excelente ideia a que tiveste do banho.

    Parece-me que serão os dentes que os estão a deixar mais irritadiço e menos capaz de lidar com o afastamento das pessoas (educadora, auxiliar, pai, tia).
    Procura não te afligir, imagino que deve ser muito complicado vê-lo tão triste e por isso acho que a tua forma de chegares até ele foi brilhante. Acho que estás no bom caminho. Tentar distraí-lo e brincar com ele parece-me ser a melhor forma de lidar com ele nesta fase. Leva-o a passear, mostra-lhe coisas novas.

    Ele é ainda muito pequeno para compreender as ausências e para que fales com ele e o tranquilizes e expliques a razão dessas ausências, por isso tudo fica mais complicado.

    Parece mesmo estar a sentir a falta do pai.
    Espero que esta fase passe depressa

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Uma fase difícil em que se cruzam vários factores, a começar pelos dentes. O que vale é que vêm aí as férias! Às vezes, a Leonor andava assim, mais irritadiça. É o cansaço da escola...

    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Quando te leio parece que recuo no tempo. Passei alguns dias assim com a L. E as sistemáticas ausências do pai ainda a perturbam muito. Embora ela só o demonstre quando ele volta (faz muitas birras). O "desaparecimento" da educadora e auxiliar também não ajudou. Mas as férias estão aí. Ainda bem que conseguiste arranjar uma semaninha para fugires do dia-a-dia. Tudo se vai compôr, vais ver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Os dentes e as ausências podem deixá-lo assim aborrecido!
    Ainda bem que conseguiram relaxar na banheira!
    Estão todos a precisar de férias. Pensamento positivo, já falta pouco!!! :))))))
    Beijo e um xi-coração!

    ResponderEliminar
  5. Opá que chatice Mariah...
    De qualquer forma também acho que são mesmo uma serie de factores juntos que o estão a aborrecer! Tiveste uma excelente ideia... no fundo acho que intinto maternal acaba sempre por ajudar nestas situações :)
    Beijitos

    ResponderEliminar
  6. Ele se calhar, tal como tu, está ansioso pelas férias. Quer ficar só com os papás e dar descanso à escola :)

    Bela ideia, essa do banho!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Os dentes são lixados e depois tudo o resto que menscionas ainda o devem deixar mais aborrecido.
    Tens de ter paciência e distrai-lo com coisas que ele goste ... tudo o que mete água é diversão na certa.

    O teu pequenito tb está a precisar das férias, já não falta mto.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar