domingo, 9 de setembro de 2012

AEC sim ou não? Opiniões precisam-se

A saga da escola do meu filho teve, nesta semana, novos desenvolvimentos. Novo telefonema do agrupamento e afinal o João só tem uma vaga na escola onde eu queria que ele ingressasse, numa turma do 3 ano, sendo ele o único do 1, ou uma vaga na outra escola (que eu não queria) numa turma mista do 1 e 2, maioritariamente do 1. Desta vez desabei, a uma semana das aulas começarem, nova reviravolta e mais uma difícil decisão para tomar. Difícil mas óbvia, pedagogicamente não há duvidas que a segunda hipótese é a melhor e foi por essa que optámos. Resultado, o meu filho vai para uma escola onde não conhece ninguém, com excelentes instalações, e que a nível de ensino não difere muito da outra escola. A grande diferença entre as duas escolas, para além da qualidade das instalações é que uma tem cerca de 100 meninos e a outra deverá rondar os 600! É muita criança atendendo que ele andou 4 anos num infantário que nunca teve mais que 40 crianças por ano, e claro que fico apreensiva. Juro que ando "consumida" com isto, mas também sei que as crianças nos surpreendem e que ele até se pode vir a integrar bem, mas...
Agora que a decisão está tomada e quase de certeza não haverá retorno (pois confesso, que depois de tantas voltas e reviravoltas e por outros motivos que aqui não vou expor, não tenho a mínima vontade que ele ingresse na escola que eu tanto queria), outras questões se levantam e é aqui que eu agradeço a opinião de quem conhece ou já passou (ou está a passar) pelo mesmo. Ando muito indecisa se o devo inscrever ou não nestas "disciplinas" e os motivos são: frequentar as AEC implica ficar na escola até às 17h30, e eu sinceramente acho demasiado. Se não o inscrever terei que contratar o serviço de ATL do infantário onde andou, e aqui vejo a desvantagem monetária, mas a vantagem de, se puder, o ir buscar mais cedo pada casa, de ele ser acompanhado no estudo e de ter mais tempo para a brincadeira.  Por outro lado, não sei até que ponto as AEC são importantes para eles, pois a ideia que tenho, é que apenas surgiram para manter os putos na escola até mais tarde.
Como nestas coisas a experiência e o conhecimento de quem está por dentro é preciosa,  se porventura tiverem uma opinião sobre o assunto, eu agradecia que a partilhassem comigo.

7 comentários:

  1. Não te consigo ajudar, neste sentido.
    Mas, se o podes ir buscar mais cedo, eu optava pelo atl do infantário, onde ele andou...digo eu...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, é o que tenho pensado também. Beijos

      Eliminar
  2. Em primeiro lugar fizeste bem em optar pela turma de 1º e 2º ano. é nitido que não o queriam na primeira escola, arranjaram-te mil e um problemas e depois obrigaram-te a escolher o que eles já tinham decidido. Enfim. Enquanto podem fazem o que querem de nós, é revoltante.
    Depois a questão das AEc´s. Pois... nem sei o que te dizer. Eles sempre aprendem alguma coisa, e o que eu acho, pelo feedback dos meus meninos, é que eles gostam das atividades. Se se aprende alguma coisa? sim, alguma coisa, lol. Na escola também brincam entre as atividaddes e as aec´s são lúdicas, nada de muito pesado. tens de ponderar bem o que queres. Queres tê-lo contigo cedo? és tu que vais apoiá-lo? vais inscrevê-lo em atividades extra escola? Ou ficará no atl? se ficar no atl, não vejo muita diferença entre uma coisa e outra. Mas como tu conheces o atl, tens de pensar bem nisso. Eu tb não gosto nada de escolas grandes, porque acho que os miudos nao estão tão controlados, tão protegidos. Eu propria estou com medo disso em relação ao meu. Mas por outro lado eles assim também aprendem a desenrascarem-se mais cedo sozinhos, pensa nisso. Eu entendo o teu lado de mãe, eu ando com a mesma angustia com o meu. A escola onde estava a trabalhar agora é muito grande, tem muitos miudos, e enquanto ele está ali no JI não me preocupo, mas para o ano que vai para o 1º ano, tb estou a pensar tirá-lo de lá precisamente por ser uma escola grandes. Por outrro lado tenho o exemplo dos meus alunos deste ano, que eram de 1º ano e que lá andavam na maior, com os problemas normais que há em qualquer escola, e lá andavam, e olha que tinha lá para aí uns 8 ou 9 condicionais. E não se perdiam, antes pelo contrário.. Olha não sei. Tens de equacionar tudo isso muito bem.
    Eu ando a fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, escreveste aqui coisas que me sossegaram. A verdade é que acabam por se desenrascarem mais cedo, assusta-me ele não conhecer ninguém mas sei que ele faz novos amigos com muita facilidade. Quanto às AEC, acabas por ter razão, o ATL do infantário será mais ou menos o mesmo, a questão seria mais o mudar de espaço e o poder ir busca-lo à escola mais cedo, só que fui ver agora os horários e as AEC estão intercaladas com as curriculares, logo estou de mãos e pés atados!

      Eliminar
  3. olha eu dei AECS o ano passado, e preferia mil vezes que o Lucas saisse às 15h30 do que ter AECs. Eles acabam as aulas às 15h30, e têm só15 min para lancharem, irem à casa de banho e brincarem. é claro que chegavam à minha aula ainda a lanchar, e não tinham tido tempo de irem fazer xixi. E eu a querer começa a aula....sim com certas turmas consegue-se trabalhar bem e fazer coisas giras, mas no fundo é babysitting até as 17h30. Os putos ficam muito excitados.

    ResponderEliminar
  4. Acho q a Manue disse tudo...Optava peo ATL do infantário...

    ResponderEliminar
  5. Manue depois de ler o teu comentário reforcei a minha convicção de não o inscrever, mas não é que as ditas disciplinas, neste caso uma, está intercalada com as curriculares? Não percebi, se são opção não deveria ser assim! Agora tenho que repensar novamente.

    ResponderEliminar