sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Presa por ter cão e presa por não ter

Ainda a propósito do post abaixo e das opções que tomámos, eu juro que por vezes não entendo as pessoas. Passo a vida ouvir e a ler, que este país não permite que os pais passem mais tempo com os filhos, que nos países mais "desenvolvidos", um dos pais, pode ficar em casa a acompanhar os filhos, que aqui devia ser igual, que os empregadores não respeitam as mães e os pais que têm filhos, obrigando-os a ficar nos trabalhos até tarde, que as escolas funcionam como depósitos de crianças e não como local de aprendizagem, etc, etc, etc e de repente o que ouço são coisas como: o quê? não o inscreveste nas AEC's? depois não te admires que ele fique excluído, pois passa muito menos tempo na escola. o quê? ele não almoça na escola? é pá, fazes mal, eles depois de almoçar vão para o recreio e convivem, depois não te admires que ele brinque sozinho nos intervalos. Estás a habituá-lo mal, se arranjares mais trabalho, depois vai ser mais difícil para ele. E podia continuar com mais considerações destas. Ora bolas, então se nesta altura eu, por estar mais desocupada em termos de trabalho, almoço em casa, por que carga de água é que não vou buscar o meu filho para almoçar comigo? Se eu tenho a possibilidade de o ir buscar mais cedo, mesmo que só por um dia da semana, por que carga de água é que não o vou fazer? Estarei assim a prejudicá-lo tanto? Eu sei que esta situação poderá não ser permanente, mas quando isso acontecer falarei com ele e de certeza que, mesmo que lhe custe um pouco inicialmente, ele irá adaptar-se. Agora se eu POSSO, acho que devo aproveitar. Estarei assim tão errada?

9 comentários:

  1. desculpa a expressão mas "caga nos comentários"!!!

    e por ex as pessoas que vão ao café antes de ir buscar os filhos? aí já não se comenta não é??

    Olha eu até já passei não trabalhar durante o primeiro ano de primária dele, só para o apoiar, imagina o que as pessoas diriam, eh eh.
    Entao no teu círculo acham normal ele sair mais tarde quando poderia sair mais cedo? credo!

    ResponderEliminar
  2. Não há paciência para certos comentários! Mas está tudo doido??

    Fazes muito bem em estar com o teu filho o mais tempo possível. A verdade nua e crua é que as AEC só existem porque, infelizmente, os pais, por força da sua situação profissional, não podem estar com os filhos.

    As AEC mesmo que funcionem de forma mais lúdica, não deixam de ser "aulas". Os meninos precisam de ter tempo livre, brincar e estar com os pais.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As pessoas preferem imaginar o que mais lhes convém acerca dos outros e das suas opções, mas a verdade é que ninguém conhece melhor o teu filho e ninguém tem mais legitimidade para decidir desta ou de outra forma do que tu e o teu marido.

    Acima de tudo estás a confiar nele e a permitir que ele se adapte aos poucos a esta nova situação, da maneira que sentes que é a mais certa para a tua família e o resto, é má língua.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. adorei os 3 come3ntarios anteriores, nao tenho nada a acrescentar

    ResponderEliminar
  5. Pode ter a certeza que esta a proceder da melhor forma. sou professora do primeiro ciclo e por isso mesmo lhe dou toda a razão.

    ResponderEliminar
  6. Olá. Já lecionei AECs e, de acordo com a minha experiência, enquanto elas funcionarem desta maneira, como mais um tempo de babysitting, o teu miúdo está melhor contigo. Há sempre bitaites, é muito fácil falar quando se trata dos filhos dos outros. Beijinhos e coragem.
    Gabriela

    ResponderEliminar
  7. Elas já disseram tudo. Tu é que sabes (e na minha opinião, sabes bem!)

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez te digo, tu como mãe é que sabes o que é melhor para ti e para ele, e tu é que fazes as tuas rotinas. Uma coisa é verdade ele ao ir almoçar a casa, poderá nao conviver tanto com os outros meninos, mas é isso que tens de estar atenta, se notares que ele anda pouco integrado tens de promover a integração dele. Aos meninos que não têm qualquer tipo de desajustamento social não há problema. No ano passado tive uma menina que era vegetariana e que por isso ia almoçar todos os dias a casa, era a única, mas ela era de uma personalidade muito forte e defendia-se sempre muito bem. Os miudos reparavam e falavam muito sobre isso, ah porque a Adriana nao almoça cá, oh professora ela diz q não come carne, mas ela rebatia tudo e não a afetava minimamente. Eu também tinha ali o meu papel de intermediaria, fazendo com que nada disso fosse tido como algo mau. Em primeiro lugar tens de olhar para a vossa vida e ver o que ajusta a vocês. Mas se queres a minha opinião, tu estás aterrorizada com tudo isto e parece-me que estás a evitar ao máximo que ele tenha depassar por algumas situações passando o minimo tempo possivel na escola. Tens de confiar mais e pensar que os outros meninos também lá estão, certo? Beijcas

    ResponderEliminar