terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escola versus infantário

Já aqui referi que me preocupa o fato do meu filho poder não estar preparado para ingressar na primária, mas a verdade é que ocultei que eu, eu é que não estava preparada para tantas mudanças. Senão vejamos:
1- A entrega na escola, já não é feita na sala diretamente à educadora. Agora, deixo-o ao portão e ele lá vai à vidinha dele. Portanto acabaram-se os recadinhos do "olhe ele dormiu pouco, comeu pouco, tossiu muito durante a noite, não o deixe apanhar sol", etc., etc., etc.
2- E no final do dia a cena repete-se. Lá fico eu no portão, e nada de converseta com a professora. Portanto acabaram-se "o João esteve bem? tossiu muito? comeu tudo? e ainda, "olhe mãe, ele hoje bateu ou levou porrada, choramingou e fez uma birra", etc. etc. etc. Nesta altura as informações que tenho vêm diretamente do meu filho e é quando ele está voltado para me contar.
3- Depois vem a relação com os colegas. Um dia destes contou-me que o C. lhe tinha cuspido e eu, mal habituada, pergunto-lhe "e então contaste à professora? e ela? ao que ele respondeu: "ela disse que não quer queixinhas". Ops, pois é, agora não há queixinhas, "pois olha filho da próxima vez, cospe-lhe também, ou dá-lhe um pontapé nas canelas que aí dói! " Oh God, o que ando a dizer!!!
4- Por fim os TPC, ai os TPC. Os primeiros foram pacíficos, escrever o primeiro e segundo nome dele, foi canja (expressão do próprio). Agora os segundo, em que tinha escrever 7 vezes (e em letra minúscula), foi o drama, o horror a tragédia. E porque ía demorar muito tempo, e porque não era capaz, e estava cansado, choro, gritos... enfim, dei por mim a pensar "parece-me que vais voltar mais um aninho para o infantário, que eu não estou prepara para isto".

Com o tempo a coisa acalmou e lá vai fazendo os TPC. Estas são algumas das diferenças que, em duas semanas, já me saltaram à vista. Outras mais virão, de certeza.

1 comentário: