terça-feira, 13 de maio de 2014

Vamos lá ver se eu arrumo as ideias I

Estou sem receber há meses mas, porque sou parva e porque fiquei na expetativa de que me pagassem, mantive a atividade aberta. Mantendo a atividade aberta tenho que pagar segurança social todos os meses, coisa que não faço desde Novembro, lá está, porque não tenho dinheiro para o fazer. Pelo que estou sem trabalho, sem dinheiro e com (mais) uma dívida à SS que não estou a ver bem com me vou livrar dela. Portanto acho que o passo seguinte é mesmo fechar a atividade. Alguém por acaso sabe que consequências advêm de este ato, isto é, fico isenta de pagar as próximas prestações da SS ou não é bem assim?  E se me surgir outro trabalho posso reabrir a atividade sem problemas, ou é um cabo de trabalhos? Tenho que esclarecer isto o mais rápido possível.

6 comentários:

  1. De acordo com a minha experiência, podes encerrar atividade a qualquer momento, comunicas à SS e já não precisas de pagar a partir do dia em que deste a atividade por encerrada. No entanto, continuas a dever as prestações que não pagaste. Se te surgir outra atividade, podes considerar a hipótese de um ato isolado ou reabrir atividade, pedindo que te insiram noutro escalão de desconto para a SS. Relativamente à dívidas, podes solicitar um plano de pagamento. Nota: não sou técnica da SS nem das finanças, mas já passei por isso tudo de estar coletada, não receber e ter de pagar e ter dívidas e essa merda toda. Não há como te deslocares lá e esclareceres a questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pois a minha questão é que não sei se tenho que comunicar à SS ou se já há cruzamento de informação. Já tenho uma dívida antiga à SS, não paguei pois tinha na altura um contrato de trabalho e julgava eu que ficaria isente. Não fiquei e só soube um ano depois. Sei que há um plano de pagamento mas decidi esperar pela notificação, pois sei também que as dívidas prescrevem ao fim de 5 anos. Não é correto, eu sei, mas em desespero, vale tudo. Obrigada mais uma vez.

      Eliminar
  2. eu estou sempre a abrir e fechar actividade, conforme me compensa ou não pagar SS. Faz se em poucos minutos no site das finanças. E só pago os meses em que tenho a actividade aberta (no mês seguinte claro). Nunca tive problemas. È a minha única maneira de sobreviver, para ser franca.

    ResponderEliminar
  3. e não comunico à ss, se eles quiserem verificar , que verifiquem, mas não é preciso fazer nada

    ResponderEliminar
  4. ah e aquilo que te aconteceu, aconteceu-me igual há muito tempo, eu também não sabia. Mas quando descobri, já tinham passados anos! Ignorei....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manue, acho que não há duvidas que o melhor é eu fechar a atividade.

      Eliminar