quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ainda a escola

Cada vez que protesto com as AEC ouço de imediato a resposta de "porque é que não o tiras? podes faze-lo". A ver se explico. Eu não sou uma privilegiada, que passa o tempo em casa sem nada para fazer. Eu sou (ou vou sendo) uma freelancer que trabalha ao sabor do vento que é como quem diz, ao sabor do que vai aparecendo. Embora grande parte do trabalho possa ser feito em casa, há alturas em que tenho que me ausentar, ou porque vou dar formação ou porque vou fazer auditorias ou porque surge algo que implica trabalho externo. A juntar a isto está o fato de, durante três dias da semana o pai não se encontrar cá. Nesses dias estou sozinha, sem pais e sem sogros embora eventualmente possa ter a minha irmã. Mas sendo ela professora, com horários semelhantes ao meu filho, nem sempre posso contar com a sua ajuda. Sendo assim, é um risco muito grande não ter o meu filho inscrito nas AEC. Quem me acompanha sabe que no 1º ano não o fiz. Mas o horário era diferente e a maior parte dos dias saía às 15h15. Indo normalmente busca-lo por volta das 17h30-18h00, justificava-se o pagamento do ATL. Agora a sair às 16h custa-me (em todos os sentidos) pagar 150 euros por tão pouco tempo. Podia rentabilizar esse dinheiro e ir mais tarde busca-lo, por volta das 19h, como acontece com a maioria dos meninos que lá andam. Mas... que sentido é que isso faz? Nenhum, a meu ver. Não me importaria nada de pagar um ATL se, por exemplo, ele só tivesse aulas de manhã. Agora assim, fico sem alternativas e continuo a achar que é um perfeito exagero o tempo que os miúdos passam na escola.
Isto tudo é para explicar que não sou contra nem crítico os pais que têm que trabalhar e que precisam de ter os filhos ocupados. Sou é contra este sistema que faz de conta que entretém os miúdos mas mais não é do que mais do mesmo. Os miúdos continuam na escola, com atividades em sala (salvo a atividade física e desportiva) que pouco enriquecem a sua formação. E francamente, acho que eram perfeitamente possíveis outras alternativas.

4 comentários:

  1. as AEC nem sempre são para encher chouriços...(acabei de ser selecionada para um horário AEC de 6 horas, acho que é desses para encher chouriços, não sei se vou aceitar lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não Manue, mas expressão plástica, por exemplo, que é a que ele vai ter quando os outros tiverem moral não tem sido lá grande coisa. Humm não virás aqui por estas bandas? é que ele ainda não tem AEC. Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tenho uma boa opinião das AECs. O gui frequentou 2 anos e gostou muito e eu também do trabalho que lá desenvolveu. Este ano não vai porque com o meu horário preciso mesmo de atl e não vou pagar o serviço e depois deixá-lo na escola em AECs. Só por isso...


    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui vale a pena porque tem AFD que é mesmo à séria (a escola tem campo e ginásio) e inglês (embora ele não aprecie). Este ano também vai ter música e estou na expetativa. A ver vamos. Beijinhos

      Eliminar