domingo, 11 de novembro de 2007

Mais do mesmo

Quanto mais visito babyblogs mais me convenço que me devo afastar da blogosfera. O motivo é o mesmo e dele já não consigo falar mais. Não me sinto capaz de continuar a escrever nem de continuar a ler. Reparo que os meus post são cada vez mais superficiais, assim como os meus comentários. Estou consumida por angustias, tristezas e inseguranças e nada de bom tenho para dar. Criei este espaço por causa do meu filho, não para escrever exclusivamente sobre ele, é certo, mas para partilhar a descoberta de ser mãe. Nesta altura sinto-me isolada na minha angústia, completamente deslocada, espectadora do que gostava de ter e sentir, e não me está a fazer bem.
Não me estou a despedir, se por um lado sinto que me devo afastar, por outro tenho vontade de cá voltar, não só para vos ler, mas também para vos contar:
- que o meu filho adora dançar, assim que ouve uma música começa logo a abanar o corpo, enquanto bate palmas;
- que agora tem uma brincadeira nova que é por-se atrás do braço do sofá, baixar-se (esconder-se) e levantar-se (aparecer) ao mesmo tempo que grita "" ou outro som parecido;
- que anda por todo lado e não quer que lhe demos a mão;
- que está completamente possessivo em relação ao pai, que é só pai , pai, pai, pai, pai...
- que o amo muito, muito, muito, muito, muito....

11 comentários:

  1. Sabes, um dia encontrei o teu blog por acaso. Tinhas deixado um comentário que eu gostei no blog da Sofia e eu vim espreitar. Li o blog de uma assentada só e desde então tornou-se num dos meus preferidos e olha que eu leio muitos. Houve qualquer na tua escrita, na maneira como contavas as coisas com a qual me identifiquei logo. Comecei logo a comentar e tu começaste a comentar no meu também.

    Entre outras coisas achei a tua escrita inteligente, brutalmente sincera e muito terra-a-terra.
    Superficial? Nunca. Triste, talvez.
    Alguma coisa ou te atormenta ou faz falta na tua vida. Eu não sei o que é. Talvez nem tu.
    A verdade é que a questão do teu filho preferir o pai é uma coisa chata, mas que acontece. Todas as crianças escolhem um dos progenitores para encetarem uma relação privilegiada de afecto por motivos muito básicos de sobrevivência. Isto vem descrito nos livros de desenvolvimento infantil. Normalmente os rapazes preferem as mães e daí talvez advenha a tua dificuldade em engolir a situação. Conheço alguns casos em que acontece o oposto, o primeiro filho rapaz (o 2º escolhe sempre o progenitor que "sobrou" independentemente do género) prefere o pai e normalmente tem a ver com alguns factores tais como: insegurança da mãe e baixa auto-estima, dificuldades no relacionamento entre os pais, forma depreciativa como o pai trata a mãe, etc. Não sei se alguma destas coisas acontece contigo. Se calhar nem há razões. Simplesmente aconteceu. Se acontecesse comigo eu também ficava triste, mas acho que não baixava os braços. Já te disse que o meu filho sempre me preferiu, mas nós (pais) começámos em conjunto a estimular a relação que ele têm com o pai e ele hoje adora-o. A única diferença que notamos é na hora das birras, para acalmá-lo é mais rápido se for eu.
    Não desistas Mariah. Nem do blog, nem do teu filho, nem de ti.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Falares sobre ti, sobre o teu filho, sobre a tua vida não tem nada de superficial.
    Se não estás bem não te afastes de quem tem uma palavra amiga, um miminho ou um conselho para te dar. Aproveita que nós estamos aqui para te ajudar!
    Um abraço forte!

    ResponderEliminar
  3. Tu és amorosa, Mariah. Não te convenças do contrário e, sobretudo, não vejas o que és e o que fazes como superficial. Muito menos o que escreves. Continua a escrever o que, realmente, te vai na alma, pois ajuda-te e ajudará sempre alguém, na mesma situação. Não temas o que os outros pensam, pois julgo que crias imagens erradas. As que cá vêm gostam de ti e do que escreves, como se pode ver. Quanto à tua tristeza, julgo mesmo que deves procurar outro tipo de apoio/ajuda diferente da que estás a ter. Tenho receio que estejas com uma depressão ou agravamento da depressão. E isso está a impedir-te de ver o lado melhor da vida. É injusto para ti e não mereces sofrer assim. Nós, nem com a maior das amizades podemos resolver isso, embora possamos ajudar. Sabes onde me encontrar, por mail. Não vás embora daqui, pois, mal ou bem, encontra-se por aqui muito boa energia.

    Um beijinho muito grande


    Luz de Estrelas

    ResponderEliminar
  4. Querida Mariah, eu só te encontrei à pouco tempo e gostei logo de vir cá espreitar-te e ler as tuas palavras.
    Sabes que quando fiz o blog aquando da minha gravidez nunca esperei encontrar o que tenho encontrado! Tinha-o feito apenas para relatar a nossa experiência e para alguns amigos nos irem acompanhando, o que é certo é que descobri que janelas abriram-se muito para além do que tinha imaginado e hoje o blog é para mim um excelente refúgio para me expressar e deitar cá para fora tudo o que me vai na alma... tem sido muito bom para desanuviar! Muitas vezes nem é no blog que mais desabafo mas nos comentários que vou deixando aqui e ali nos blogs com que me identifico, pois muitas vezes estão a viver ou passar por coisas que já passei ou então apenas precisam de um miminho para o dia correr melhor.
    É uma energia muito, muito boa com a qual nunca imaginei ser possível num sitio virtual! Espero voltar a ver-te por aqui (ou quem sabe um dia para um café de gajas blogueiras) e que nós possamos estar aqui também para te deixar todos os miminhos que pudermos.
    bjitos e não desitas

    ResponderEliminar
  5. Também eu encontrei o teu blog por acaso, e não foi assim há muito tempo, mas está guardado, para que possa passar por ele sempre que tenho tempo para andar por estes lados. Gosto da tua sinceridade, gosto da tua simplicidade.
    Como já disse a Luz, é por aqui que podes encontrar apoio! Força, não desistas de ti nem daqueles que amas!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todas, emocionaram-me (ando uma chorona). Não vou desistir do blog precisamente porque preciso do vosso apoio e porque me dá prazer acompanhar os vossos.
    Hoje acordei com menos nuvens negras e acho que o meu filho sentiu isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não, não... e quem nos vem contar essas coisas fantásticas que o teu filhote já faz?!
    Não desistas...
    Um bjinho cheio de força

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida,

    Venho de um dia hiper-super cansativo e tenho um puto ao meu colo que não pára de babar e rabujar, o jantar para fazer, o meu banho para tomar, o banho dele para dar e um outro 100 nº de coisas,... mas não posso deixar de te dar uma mensagem de força. Não te deixes dominar por essa tristeza, não deixes de ser sincera e fazer o que te dá prazer e procura ajuda de um psicologo ou pediatra pois acho que podes estar a entrar numa depressão séria e isso não melhora se não se tratar o quanto antes.
    Gosto mto de ti e gostaria muito seguindo a ideia da May (num email que acabei agora de ler e ainda não pude responder) que um dia nos pudessemos encontrar se todas quisessemos claro.

    Beijinhos e coragem pq haverá melhores dias,
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria, tu estás a precisar muito de uma pessoa amiga, que esteja ao teu ldo te apoie e te oiça e d~e beijinhos e abraços, com quem possas passear, beber um café e partilhar as tuas angustias e duvidas.
    De superficial nao tens nada, antes pelo contrario, demasiado profundo, mas muito triste, eu diria mesmo que estás com uma depressão a precisar de ser tratada. Não penses que isso nao é nada e que vai passar por queos problemas psicologicos nao passam sem serem tratados, Maria. Eu ja estive assim, e graças a Deus hoje sinto-me melhor e mais forte. Eu sinto que tu estás fraca. A precisar da tua força e da força de alguem para te ajudar. Tens que te agarrar as coisas boas que tens. E fazer alguma oisa por t. Eu continuo a insistir que tu deverias inscrever-te numa actividade qualquer para conviveres e fazeres algo por ti, pelo teu bem- estar. Nada me tira da cabeçla que o teu filho esta fixado no pai porque tu andas deprimida e isso passa para eles, mesmo que pela frente tentemos sempre sorrir para eles, nao temos a mesma disposição e paciencia, etc. Ao contrario do teu marido que deve estar pouco tempo come ele mas sempre disponivel e com doses industriais de paciencia. Eu entendo-te bem, por ambas as coisas, pela sensação de estares a falhar como mae e pela tua tristeza profunda. Ja estive em ambos os casos e nao foi facil não.
    tens de procurar ajuda maria, se nao consegues ajudar-te a ti mesma tens de conversar com alguem que entenda que estas a passar uma fase complicada e que te ajude.
    Beijinhos e tudo a correr pelo melhor!!!!

    ResponderEliminar
  10. Vem cá contar tudo Mariah!
    Sabes, nem imaginas a alegria que me deste ao ler a brincadeira do esconde-esconde-cu-cu, ou o 'bú', que também fazia o Benjamim, e ainda faço, onde está o Benjamim? lol, eta! que eles se derretem todos! LOOLL E eu!
    E ele é ainda bem pequenino, mas já sabe fazer-te rir... e será que hoje era o 'dia do pai'? ;)

    A falta de tempo atrapalha muito, parecendo que não vale a pena o simples, porque parece superficial, mas não é, é assim mesmo! Depois a galinha da vizinha, por vezes, é bem mais divertida que a minha, e a gente fica ali a ler e a divertir-se (a descobrir-se), e não escreve. Não faz mal nenhum.

    Logo depois terás mais tempo, por agora, colocas o label 'o post possível' que a gente percebe.;)

    Beijinhos doces

    ResponderEliminar