domingo, 13 de janeiro de 2008

Dúvidas alimentação

Na consulta de um ano do meu filho a pediatra disse que ele, para além de poder passar a beber leite de vaca (aconselhou Vigor meio gordo), poderia comer de tudo, com excepção de morangos, enchidos e carne de porco. Segundo ela, ele pode perfeitamente comer o que nós comemos desde que a comida não seja muito temperada. Até agora é assim que temos feito, o João até vai comendo mais ou menos bem, mas acabo por não ter noção se fica bem ou mal alimentado. Reparo que ele claramente prefere sólidos à comida esmagada, mas nem sempre a come bem. Tenho algumas dúvidas se o estarei a alimentar convenientemente, quer ao nível da quantidade, quer ao nível da qualidade. Será que eu não deveria fazer umas refeições mais adaptadas à idade dele? Tenho-lhe dado peixe (medalhões de pescada, salmão) e carne (pernas de frango guisadas com legumes, ou com arroz, ou com massa, vitela estufada, peru), mas sinto que devia variar na forma de confeccionar. Em relação à sobremesa a única fruta que ele come muito bem é a banana. Gostava de saber a vossa opinião e já agora se tiverem umas receitas eu agradecia (ou algum link na net que achem interessante).

5 comentários:

  1. http://comezainas.clix.pt/receitas/categoria.asp?IDCat=1

    espreita este a ver!!! Eu ainda não te posso ajudar porque ainda não cheguei lá, de maneira que ainda não me debrucei sobre o assunto!!! Mas eplo que tenho ouvido, a partir do ano de idade eles começam a comer as mesmas coisas que nós, desde que sejam confeccionadas da forma mais saudavel possivel.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, eles passam a comer (quase) tudo! Eu vou dando as nossas comidas, excepto alguns fritos (dou croquetes), bacalhau com natas e similares, porco, morangos e kiwi.

    ResponderEliminar
  3. Comprei o livro 1, 2, 3 uma colher de cada vez e não me arrependi nada! Parece que não, mas dá muitas combinações para toda a família! Dá sopa ao menino no fim da refeição, se ele aceitar é pq ainda tem fominha. Bj. Luz

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho o livro que a Luz mencionou. Tem umas receitas boas :)
    Cá em casa eu dou-lhe primeiro a sopa com carne, peixe ou ovo e depois ela "petisca" na mesa connosco. Optei por fazer assim porque ela come pouco da nossa comida. Se o teu filho come bem a mesa com vocês basta que lhe dês variedade e que cozinhes de uma forma saudável. A minha pediatra a partir dos 12 meses disse que podia dar todos os alimentos da roda dos alimentos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Também já ouvi falar muito no livro. Tem muita variedade de receitas...
    Acho que também vou comprar. LOL

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar