sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Dúvidas e angústias de mãe

Ando preocupada, não sei se o meu filho se está adaptar ou não ao infantário, não sei que sinais devo procurar para poder dissipar as minha dúvidas. Há dias em que quando o deixo ele vai de imediato para o colo da educadora, com um sorriso nos lábios. Há outros, como ontem e hoje, em que resiste e fica a chorar. Ao final do dia noto-o muito irritadiço e muito menos sorridente do que por exemplo ao fim de semana. Parece-me que estão a aparecer mais dentinhos, e pode muito bem estar na origem da irritação, mas não sei...

Também não sei se me devo preocupar, mas agora está na fase de "bater", hoje enquanto o vestia apontou para a escova dentes, dei-lha de imediato para que sossegasse enquanto o preparava. Assim que lha tirei fez uma birra enorme e "tumba", estalada na mamã. Logo de seguida, ao passar pelo aspirador, fez força para lhe tocar, como eu não deixei , nova birra e mais uma estalada!!! Isto é o quê? Excesso de mimo? Mau feitio? Como é que se controla este tipo de comportamentos num bebé de um ano?
Temo que o facto de o pai, preocupado em comunicar com o filho, ao proporcionar-lhe sempre tudo o que ele pedia (ou parecia que pedia) tenha, sem qualquer intenção, contribuído para este comportamento que a mim me parece típico de quem está habituado a que lhe satisfaçam todos os desejos. Ou se calhar é mesmo uma fase, e eu estou a preocupar-me à toa!!!
Hoje acordei assim...

9 comentários:

  1. Pois quanto ao infantário não posso ajudar-te a Madalena esteve sempre com a minha mãe.
    A parte das chapadas, por aqui também passou, exactamente nessa altura. Era chapadas sempre que se sentia contrariada e eu não sabia como reagir a isso. Uma coisa sempre tive a certeza, bater-lhe em troco não iria funcionar, porque violencia gera violencia. Tentava explicar-lhe que é feio bater, que a mãe fica triste e tal, mas para ter ser sincera na altura sentia que nada funcionava, era a resposta dela a frustração :(
    Mas passou, foi realmente uma fase que foi como veio, sem eu me dar conta, e com o teu menino será provavelmente a mesma coisa, uma fase.
    Que passe depressa...para a seguir vir outra qualquer ;) , porque é mesmo assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mesmo com um ano, tem que perceber que bater não é bonito. Eu sempre falei com a Leonor, alterando a voz para perceber o tom de censura. Mas também passou pela fase da estalada.
    Quanto ao infantário, tenta ir lá de surpresa, ver o que faz durante o dia. Logo tiras as teimas...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Pois só tu podes avaliar isso, mas desde cedo temos de começar a contrariá-los. Eu já faço isso ao Rodrigo, quandoentendo que não deve ser digo que não e explico porque mesmo ele não entendendo!!! as vezes fica danado outras aceita, que remedio, lol!!!

    ResponderEliminar
  4. Acho que as outras mamãs têm razão nos conselhos que te deixaram. Deve ser apenas uma fase, mas contraria sim.

    Beijinhos
    http://luzesombra.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Está a crescer! E a fazer experiências emocionais sem disso ter consciência. Não te preocupes. Outras fases se seguem, algumas bem piores. Faz parte, não tem explicações muito fiáveis. O bi quando acorda de sobrolho franzido, é fugir dele. Lol! Bjinho

    ResponderEliminar
  7. O Tomás também está no infantário e eu acho que lhe faz muito bem. Sei que não lhes dão a atenção que nós damos em casa, mas não será isso também importante? Afinal, irá ser sempre assim para o resto das suas vidas...
    Quanto aos estalos, se calhar nem é com intenção! Quando o Tomás o faz (e acho que não é de propósito) repreendo sempre... o que não quer dizer que não o volte a fazer!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. Os comentários que aqui deixaram estão cheios de sabedoria.
    Estes temas sempre me interessaram muito mesmo quando ainda nem sonhava ter filhos. O que é inato em nós e o que é o fruto da educação que tivemos? Como impor limites sem criar traumas ou inseguranças?
    É por essas e outras que compro pilhas de revistas como a "pais e filhos" que me enchem a mesinha da sala de estar e que depois nunca tenho tempo de ler muito mais doque as frases em destaque de cada artigo ;-)
    Mas enfim vale a intenção e um dia que tenha tempo dedico-me à leitura da manhã até à noite.

    ResponderEliminar