quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais um desabafo

Já presumia que educar um filho não seria fácil, mas a realidade tem-me demonstrado que é bem mais complicado do que julgava. E não estou a falar das doenças, nem das noites mal dormidas, nem das birras. Falo das angustias que me assolam do medo de não estar a proceder bem, dos receios de poder não estar a contribuir para que o meu filho cresça confiante, com amor próprio, capaz de enfrentar este mundo cada vez mais agreste. Esta noite acordou aos gritos, eram gritos aflitivos, parece-me que terá tido um pesadelo, falava-me de um "sinhor" que estava à porta do quarto. Tentei acalmá-lo, fiquei com ele quase até que voltasse a adormecer, pois estava nitidamente em vigília. Quando saí do quarto ainda gritou por mim, mas logo adormeceu. Deitei-me com uma angustia enorme, será que devia ter ficado com ele até ter a certeza que já estava a dormir? será que deveria te-lo levado para a minha cama? Não terá ele ficado com a sensação de abandono?
O infantário é outra tortura para mim. Questiono-me sempre se ele será feliz lá. De manhã diz-me sempre que "na que escoua" , mas depois ao final do dia é um tormento para o trazer para casa. Parece-me francamente que este infantário é bem melhor que o anterior. No início denotava-se alguma desorganização, fruto, julgo eu, de estar a funcionar pela primeira vez. Agora parece-me que estão a encontrar um rumo, apesar de alguns aspectos denunciarem algum amadorismo. Mas dizia eu, que o infantário é uma tortura para mim, e é mesmo. Há dias em que quando o vou buscar, ouço a educadora dele aos berros com os miúdos e isso incomoda-me. Digo para mim mesma que é natural que ele tenha que lhes levantar a voz de vez em quando. Eu também o faço aqui em casa. Mas a verdade é que presumir que ela lhes levanta a voz é uma coisa, assistir é outra.
Comparando esta educadora com a anterior (do outro colégio), posso dizer que não tem comparação. A anterior era tremendamente formal, diria até que distante, media bem o que dizia aos pais, e acabava por não estabelecer qualquer relação com as crianças. E o meu filho era a prova disso, conhecia bem a auxiliar mas não reagia à educadora.
A actual é o contrário, parece-me que aquilo que ela é, é o que demonstra. Fala mais alto com os miúdos e fá-lo independentemente de estarem ou não pais presentes no colégio.
Este discurso todo vem a propósito do que aconteceu hoje quando deixei o meu filho. Ao abrir a porta ouço mais uns berros e um miúdo a chorar. Constato, ao chegar à sala de acolhimento que é o filho da minha vizinha. Está sentado no chão, chora desconsoladamente e ninguém está com ele, ninguém o está a confortar, chora abandonado. Engoli em seco, não fui capaz e perguntar o que se passava com o V. (por isso estou aqui a recriminar-me), deixei o João e saí. Imaginar o meu filho naquela situação, não me sai da cabeça. Claro que posso pensar que se calhar ele portou-se mal, bateu nalgum menino, ou outra coisa do género, mas... ok dormi mal, estou cansada, estou stressada com o que tenho para fazer e não estou a ter discernimento. O que acham?

8 comentários:

  1. Mas será assim tão mau uma miúdo ficar a chorar sozinho? Não será até bom? Quando recuperar da birra ou da "tristeza", vai-se aperceber que, afinal, tem mecanismos próprios para cuidar de si e para se confortar. E isso, para mim, é importantíssimo! Acredite que, passados uns minutos, o filho da sua vizinha já estará a correr e a saltar. Quanto ao pesadelo do seu filho...cá em casa o meu filho (uns meses mais velho do que o seu) teve uma fase de gritos nocturnos diários. Não vale a pena dar grande relevância. É uma fase e uma fase importante no crescimento, em que eles se confrontam com os medos e se apercebem que, afinal, não passam de coisas imaginadas que não tem uma real poder de nos magoar.
    Um beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Maria,
    há um lado meu que pensa assim, que é importante eles aprenderem a confortar-se e que de certeza que agora ele estará bem. Mas nem sempre é facil ter este pensamento quando pensamos nos nossos filhos, não é? Se calhar sou um bocadinho superprotectora, o que também não é bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não consigo concordar completamente com a Maria, apesar de perceber o seu ponto de vista. Eu já tive alguma experiencia a trabalhar com miúdos de idades diferentes e até posso imaginar uma situação em que tenha dado um raspanete a algum e que ele tenha ficado amuado ou a chorar de ressentimento, mas temos de ter atenção às idades e ao motivo do choro. Por princípio não me parece bem deixar uma criança a chorar sozinha, sem qualquer tipo de conforto, sem uma explicação, o que não quer dizer que na situação em concreto não tenha havido isso antes de teres entrado.

    Normalmente o choro da escola é diferente do choro em casa, junto dos pais, onde a crinaça está no seu ambiente e se sente completamente segura e à vontade. O choro na escola tem a componente social que marca muitíssimo mais.

    Mas também me parece que não vale a pena complicarmos demasiado as coisas. Se o teu filho não que voltar para casa é porque gosta da escola. Repara, ele demonstra claramente que não quer sair de onde está bem. A escola dele parece ser porreira e eu também tinha que mandar uns berros de vez em quando ;) faz parte!

    Sobre os sonhos também me parece normal que aconteçam. Se ficaste com dúvidas que ele já estava a dormir e hesitaste entre levá-lo para a cama, para a próxima faz isso mesmo, a ver como te sentes tu e ele 8se te der vontade, claro,e achares necessário).

    Não tenhas medo de estar a proceder mal ao fazer uma coisa que a generalidade dos pediatras não recomenda (levá-lo para a cama). A mãe és tu.

    Acho que nisto da maternidade por vezes precisamos descontrair e não nos levarmos tão a sério. Às vezes acertamos outras vezes, não!

    :)

    Beijos

    p.s- o teu filho está cheio de sorte por ter uma mãe como tu, não duvides.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de compreender o ponto de vista da Maria, ia odiar ver uma cena dessas, só de pensar na criança a chorar desconsoladamente sem niguém por perto me dá ansiedade :(
    Mas é como dizes Mariah, também eu muitas vezes tenho que a deixar chorar sozinha, quando preciso que compreenda que errou, que não pode fazer isto ou aquilo, depois de conversar e lhe explicar os motivos, e como disse a gaivota, não sabemos se alguém o fez ou não.

    Quanto a ti Mariah, apesar de estar no mesmo barco, de ter exactamente as mesmas duvidas, deixo-te o conselho que tento seguir. Tudo o que fazes convencida que é o melhor para ele está certo. Somos as melhores Mães que sabemos e podemos, e isso acho eu, é o essencial.

    Biejo grande

    ResponderEliminar
  5. Acho que é normal as mães terem essas dúvidas. E o teu filho tem o normal para a idade. Os terrores nocturnos, o não querer ir para a escola e o não querer vir da escola. Mas está visto que gosta da escola...
    Quanto ao menino a chorar, eu sinceramente, perguntava logo o que se passava. Faz-me confusão.

    Bjos grandes

    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Tens razão Gaivota, às vezes sinto que ainda estou presa a alguns (pre)conceitos que me tiram a expontaneidade.

    Obrigada Zá, acredita que não foi um cenário bonito de assistir, o miudo sentado no chão a chorar, e as educadoras e auxiliares a continuarem a sua vida.

    Cristina, ainda me estou a recriminar por não ter perguntado. É que por costume até o faço.

    ResponderEliminar
  7. Sabes o que eu acho grave? Deixarmos de ter dúvidas. Faz-me confusão aquelas pessoas que têm a certeza que estão a fazer tudo certo. É que quando temos dúvidas estamos a preocupar-nos e a tentar corrigir aquilo que a experiência prova que é menos bom. Quanto ao infantário não te posso ajudar... Imagino que seja mais uma fonte de questões e dúvidas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Também me sinto assolada por tantas duvidas e ainda nem tenho o meu num colégio.

    Apesar de gritar bem mais vezes do que o que devia tb acho que não iria gostar de ver outros a levantar a voz ao meu menino e muito menos vê-lo sozinho e desconsolado a chorar.

    Não sei bem o que te diga para te descansar mais mas o facto é que penso muito parecido contigo nestes aspectos.

    Estava a pensar pôr o Miguel num colégio para o ano mas depois oiço tantas opiniões de como é muito melhor (sempre que há a possibilidade) estarem rodeados pelo carinho dos avós até serem maiorzinhos que fico numa encruzilhada de prós e contras sem saber por onde ir ... este teu post ainda me fez reconsiderar mais.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar