segunda-feira, 25 de maio de 2009

O meu menino

Já há algum tempo que nada escrevo sobre o meu menino. É-me difícil fazê-lo em meia dúzia de frases, a evolução acontece todos os dias, há sempre algo de novo, seja uma expressão do rosto ou do corpo, seja uma palavra, seja uma atitude que lhe molda a personalidade. Sim, já lhe distingo traços de personalidade. Mas começando, continua a brincar ao faz de conta de uma forma que me fascina. Gosto de o ver nas suas brincadeiras com os bonecos, "está a chover, vamos para casa" e transporta o seu boneco para a casa de legos (construída pelo pai). "Socorro estou no ar, ajuda" enquanto deixa o boneco suspenso no ar, lol. É um espectáculo!! Adora cantar, tanto canta musicas conhecidas, como as inventa, com letras, a maior parte das vezes imperceptíveis, mas acompanhadas sempre por expressões e gestos. Ontem ao jantar começou a cantar e de repente percebeu-se "papá come o arrooooooooz", fartei-me de rir, é um verdadeiro artista. Já chegámos à fase de ver os filmes 50000 vezes, conheço os diálogos e as sequências de cor do "À procura do Nemo" ou da "Idade do Gelo". Tem uma óptima, diria mesmo, prodigiosa memória e uma capacidade de associação extraordinária. Uma das suas toalhas de banho é verde, da mesma cor da que usou na praia, no ano passado. Um dia destes, após o banho, ao ver a toalha verde aos pés começou a dizer "estou na paia" enquanto batia com os pés. Ontem, mais uma vez após o banho, colocou os pés sobre dois peluches, e começou a gritar neve. À primeira não compreendi, mas ao ver-lhe os gestos, e reparando que estava sob um protector de cama de cor branca, percebi que estava a esquiar (não faço a mais leva ideia de onde foi buscar isto).
É um miúdo cauteloso, parece-me que tem alguma noção de perigo, pede colo quando vê muitos carros, não tem muito o hábito de se afastar de nós quando andamos na rua e percebe que se cair de um local alto de pode magoar.
Tenho que admitir que o meu filho não é muito de birras é mais e amuos, quando contrariado, pede a chucha e o leão (o seu amigo) e faz ar de "menino abandonado".
Por fim, dizem que é um pacifista, segundo a educadora os outros meninos batem-lhe, tiram-lhe os brinquedos, puxam-lhe os cabelos e ele...nada, não bate em ninguém. Dizem-me que isso não é bom, o pai anda todo preocupado porque o miúdo não se defende. Eu acho, se calhar erradamente, que não me devo preocupar com isso.
Fico por aqui, embora houvesse muito mais a dizer. É o meu menino e eu adoro-o, tal como ele é.

4 comentários:

  1. O teu menino é uma ternura, Mariah. E deixa-o ser pacifista, faz muita falta a este mundo de gente agressiva.

    Beijos para os dois.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho fantástico ele ter noção do perigo, q é coisa q o meu não tem. é impossível, por exemplo, não lhe dar a mão na rua.
    Qto ao facto de não bater, eu diria que é mesmo personalidade. Por cá é justamento o contrário. Tenho um filho destemido e mto físico. Embora bata cada vez menos, ainda é um recurso qd se chateia e, habitualmente, defende-se bem.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Há aí mtos traços em comum com o Miguel.

    É reconfortante saber que são meninos de "bom intimo" (expressão da minha querida sogra) mas tb sou da opinião do teu marido pq nos dias de hoje acaba por ser preocupante ser-se bom.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Tão fofinho e diplomata o teu menino!
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar