terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Há quem diga que hoje é o dia do amor


Hoje está ser um dia emocionante, todo ele dedicado às burocracias. De manhã, rumei à Segurança Social cá do burgo, a ver se consigo diminuir a minha contribuição à SS. É que, com o novo código contributivo, os trabalhadores independentes são taxados de acordo com os últimos rendimentos declarados. Ora como os últimos rendimentos declarados se reportam a 2010, ano de vacas gordas para mim, em 2012, ano de vacas magras, pago atendendo àqueles rendimentos. Pois bem, ou eu sou muito burra, ou isto não faz qualquer sentido para mim. Vejamos, se sou prestadora de serviços, não aufiro rendimentos fixos, num mês tanto posso receber 5 euros como no mês seguinte, 5 mil. No meu caso em particular, encontro-me este ano a pagar o equivalente a mais de 25% do que recebo por mês (em 2012). E se as coisas se mantiverem como estão, vou continuar a pagar este montante até Outubro, altura em que será efetuada nova revisão, desta vez de acordo com os rendimentos de 2011. Em suma, o que quero dizer, e a título exemplificativo, é que este mês o que recebi não chega para pagar a Segurança Social e o IVA (a segunda burocracia do dia). Portanto chego à brilhante e motivadora conclusão que ando a trabalhar para pagar impostos. É bom, muito bom.


Sem comentários:

Enviar um comentário