quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Público versus Privado

A propósito dos comentário a este post da Cócó na Fralda ocorreu-me que ainda não tinha aqui exposto as minhas "preocupações" em relação ao filho. A verdade é que, se houver vagas, em Setembro ele entra para escola primária. E é óbvio que já ando a sofrer um pouco por antecipação. Por aqui não há muitas alternativas, ou um complexo escolar (com carradas de meninos), ou outra escola mais antiga e tradicional (a escolha mais provável) ou um colégio privado que vai só até ao quarto ano (este descartado, pois o João andou lá no primeiro ano de creche e não gostei). Há poucos meses atrás cheguei a por a hipótese de o inscrever num colégio em Lisboa, uma loucura atedendo a que, nem eu, nem o pai trabalhamos lá e seriam 80 km todos os dias. Felizmente, graças à crise e ao bom senso do meu marido, lá me convenci que será para uma escola pública que ele irá. A verdade é que sempre fui defensora do ensino oficial, foi lá que sempre andei, e considero que me preparou convenientemente para o futuro. Não nego que o que me impulsiona não é a qualidade do ensino mas a segurança. Não tenho ilusões, se não for bem acompanhado em casa, tanto faz andar numa pública como numa privada. Agora a questão da segurança apavora-me, ele ainda é tão pequeno, tem sido tão protegido, está neste colégio desde o ano e meio de idade, onde não frequentam mais de 20 meninos, e de repente vai para uma espaço maior, com muitas mais crianças, com outro ambiente, outras regras... enfim, é uma preocupação, não nego. Mas depois penso que também me custou, é curioso mas tenho memória do meu primeiro dia de escola, lavada em lágrimas e agarrada às pernas da minha mãe. Apanhei uma besta adepta das reguadas, convivi com a descriminação (social) tão ´frequente nos meios mais pequenos. Apanhei as diferenças no tratamento dos meninos filhos de Sr. Professores, ou de Sr.Eng. relativamente aos meninos filhos da costureira, ou  do sapateiro. E sobrevivi. Porque haveria de ser diferente com o meu filho? são outros tempos, eu sei, mas cá estaremos para o apoiar.

4 comentários:

  1. E pensas bem! temos de prepara-los para a vida, para a sociedade em que vivemos e por isso a escola é o primeiro lugar para lidarem com isso!!! O importante é o acompanhamento em casa, ter pais atentos e preocupados é muito bom!!!
    E deixa-los acordar e adaptar-se! crescer!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Escola pública, claro. Mas entendo as tuas preocupações, acredita :)

    ResponderEliminar
  3. Sempre fui defensora da escola pública até dar aulas num colégo particulat todo xpto de Lx. Um dos melhores (onde estão os filhos da coc, btw). Desde que fui mãe que sonho em pôr lá os meus filhos. A escola é de qualidade, as oportunidades que lhes dão são ao nível do melhor. As pesoas que conhecem são tb mto boas. Nós, profs, damos 200 % pelos nossos alunos e preparamo-los mto bem. Mais do que ensinar, damos ferramentos para o futuro. a segurança é fantástica. Aquilo é uma casa.
    Tb estudei numa escola pública mas...agora ela não me diz nada...está, creio eu, a afundar-se...

    ResponderEliminar
  4. (comi metade das palavras mas não faz mal)

    ResponderEliminar