quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Post de enorme interesse e de leitura obrigatória (mesmo)

Depois de quase três meses de intenso convívio com as crianças cá do "bairro" (como já aqui tinha referido, dada a quantidade de garotos mais ou menos da mesma idade que por habitam, isto quase se tornou numa verdadeira colónia de férias), de cuidada análise e muita reflexão, julgo ter os conhecimentos e a experiência necessárias sobre uma temática que, com toda a certeza, interessará a todas. E que temática é essa perguntam vocês muito ansiosas. Pois minha amigas o tema é:
Como é que os vossos filhos (as) se comportam na casa dos outros sem a vossa presença.

Uma nota antes da verdadeira exposição. O meu filho não está excluído disto tudo, aliás toda esta perceção serviu precisamente para direcionar a minha educação para os pontos que fui verificando e que me deixaram de cabelos em pé. Aliás, diga-se, que a frase mais ouvida ultimamente aqui por casa é qualquer coisa como:" Tu livra-te de quando vais a casa dos outros fazeres isto ou aquilo".
Então vamos a isto:

1 . Não cumprimentar ninguém (principalmente os adultos da casa). Esta deixa-me doente. Nenhuma, mas nenhuma mesmo, das crianças que aqui entram cumprimentam quem cá está. Entram por aqui a dentro e nada, nem bom dia, nem boa tarde, nem olá. A confusão que isto me faz, vocês nem calculam.

2 . Não avisar os adultos quando se decidem ir embora. É caso para dizer que entram mudos e saem calados. Nada de "Mariah vou para casa". Dirigem-se para a porta e ala que se faz tarde. E, salvo raras exceções, batem com a porta (tipo portão de quinta).

3. Bater com a porta. Quer à entrada quer à saída, a porta é fechada como se fosse um portão de quinta. Nem imaginam os sobressaltos que apanho à conta disto.

4. " Não gosto disto". E isto é o quê? é a refeição que nós generosamente oferecemos ao convidado do nosso filho. Esta, talvez pela educação que tive, deixa-me à beira de um ataque de nervos. "Não tenho muita fome", ou se for uma coisa mesmo detestável, "não gosto muito, OBRIGADO", cai sempre bem. Agora um NÃO GOSTO DISTO, não, não, não! O meu filho já sabe, pode ficar com fomeca mas ele que se livre de proferir esta frase em casa de outra pessoa, nem que lhe sirvam iscas de fígado....

5. Arrotar. Pois...se quando estamos em família, ai e tal até tem piada ver quem arrota mais alto e coiso. O problema é que quando estão fora de nós os arrotos lá saem. Garanto-vos que, se até acho graça quando o meu filho em família dá arroto e se ri, ouvi-los da boca de outra criança, não tem assim tanta piada. Portanto arrotos, são mesmo a evitar.

6. Colocar os pés (descalços , ou calçados) em cima do sofá. Quem não o faz, não é? Pois é, mas ver uma série de pezinhos (que não os nossos) em cima do nosso sofá, horas depois de o termos limpo, não é coisa lá muito agradável.

Por último e não menos importante, atenção às informações partilhadas sobre o que se passa dentro da casa de cada um. Há seguramente informações que não interessam mesmo nada que saiam de dentro das nossas quatro paredes. E sim, os miúdos são mesmo umas "bocas de trapo"!!!!

7 comentários:

  1. Excelente post.
    Acrescento mais uma que observei principalmente em crianças por volta dos 8 anos (até aí normalmente são mais tímidas): entrar num local e estarem logo à vontadinha, e com isto quero dizer não respeitarem nada, mexerem em tudo (ligar tv, abrir gavetas, procurar coisas, abrir coisas fechadas etc), como se estivessem em sua casa, sem perguntar nada. Nervos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Mary haveria mais uns pontos a acrescentar e esse que referes aplica-se. Beijinhos

      Eliminar
  2. Aqui não há nada disso! Miudo de prédio que não conhece vizinhos e sem hábitos de se encontrar com colegas fora de casa. O meu apenas vai para casa de filhos de casais meus amigos, com quem está à vontade e sempre me disseram que se porta bem, e sei que não me mentem, porque têm toda a minha permissão para o repreenderem. Eu faço o mesmo com os filhos deles. Quando a algazarra é muita meto ordem na coisa e toda gente obedece, que já me conhecem.
    Para casa de conhecidos/vizinhos nunca foi.
    Mas acredito no que contas. Porque educar da muito trabalhinho! E ouço as portas a bater aqui no prédio! Até com os adultos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que sorte a tua Raquel... aqui é uma colónia andam todos juntos e de vez em quando, lá vão jogar para casa uns dos outros. Já ouvi uma mãe a referir que o meu João deveria receber um prémio do miúdo mais educado do condomínio, mas mesmo assim estou sempre em cima para que ele não reproduza os erros que eu vejo nos outros. Educar dá mesmo muito trabalho!! Beijinhos

      Eliminar
  3. Imagino que os meus, quando estão os dois juntos, na casa de uma amiga e vizinha, devem ficar com o diabo no corpo. Tb vem cá à casa essa mesma amiga e vizinha que tb fica com o diabo no corpo. Salta nos sofás, salta na cama, grita e corre. Os meus são iguais na casa dela. É insuportável. Eu já estou na fase em que grito com ela tb e a mando embora de casa se as coisas ficam mm más.
    O Tiago tb já foi passar o dia com um colega na escola e levou com -N recomendações. Espero que ele se tenha portado bem mas nunca mais foi convidado...está tudo dito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eles às vezes até se portam bem, mas ter mais que 2, 3 miúdos juntos não é fácil, é o barulho, são as correrias, os gritos (falam sempre tãaao alto), enfim chega-se ao fim com os nervos em pé e sem vontade de repetir a proeza.

      Eliminar