terça-feira, 2 de outubro de 2007

Segundo Dia

Inevitavelmente o tema é o mesmo de ontem, por mais que queira não valorizar, isto é o que mais me preocupa actualmente. Quando o deixei a reacção foi a mesma de ontem, cara muito fechada e séria, um ligeiro esboço de beicinho. Tal como ontem olhou para a sala, para os objectos que lá estão e para os outros meninos. Nota-se que fica curioso, que tem vontade de explorar. E tanto é assim, que quando a educadora lhe estende os braços, ele vai, sem grande hesitação. Depois fica a olhar para mim, por cima do ombro dela, eu digo-lhe adeus e saio. Sabia que era difícil, tenho aqui lido relatos de outras mães que, durante dias, descrevem a dor que sentem quando deixam o seus filhos nas creches. Mas saber é uma coisa, sentir é outra, e sinceramente nunca pensei que fosse TÃO difícil. O que ontem não chorei, fi-lo hoje, ao deixá-lo e quando o fui buscar. Às 11h30 em ponto, lá estava eu, desta vez acompanhada pelo meu marido. Quando o vi, à semelhança de ontem, tinha os olhos vermelhos, estava a choramingar. Foi para o colo do pai, depois veio para o meu e passado um segundo desata novamente a chorar estica os braços para o pai. Não vou esconder que na altura fiquei de rastos, pensei logo que ele me estava a "castigar" por o ter ali deixado. Mas foi um pensamento que de imediato me passou, felizmente. Veio o caminho todo até casa a fungar o meu filho.
Ao chegar a casa peguei nele brinquei, fiz-lhe umas cócegas e ele presenteou-me com umas belas beijocas (de boca aberta, claro e cheias de baba).
O resto do dia foi bem mais calmo que o de ontem, dormiu duas horas, comeu razoavelmente. Amanhã já fica para a sesta, e eu lá estarei às 14h30 para o trazer para casa.

Obrigada a todas pela vossa preocupação mas principalmente pelo vosso apoio que, acreditem, tem sido precioso. Amanhã vou seguir o conselho da querida Luz e vou deixá-lo a cantar e a rir. Vou seguir igualmente o conselho da querida Sofia, dando uma volta com ele pelo recreio antes de entrar na sala.

6 comentários:

  1. Acho que fazes muito bem em seguir os conselhos tão bons que aqui deixaram e percebo perfeitamente a tua dor.

    Custa muito deixar um filho, seja lá por que motivo ou horas for. Fizeste bem em chorar, assim ficas mais aliviada e mais disposta amanhã para encarar tudo com a serenidade necessária e fazer cara feliz.

    Sobre ele ter querido logo o pai, é normal. Os bebés escolhem sempre um progenitor para encetar uma relação de confiança, ou o pai ou a mãe, mas passa quando começam a crescer e não quer dizer que não gostem do outro ou que gostem menos. Simplesmente é assim. Normalmente os rapazes preferem as mães e as raparigas os pais e os filhos que se seguem ficam com o progenitor que "sobra", mas claro que há excepções e depois também há a relação que os pais têm entre si e a forma como se tratam e que também influencia a forma como eles encaram cada um dos pais, mas isso já é outra história.

    Não te preocupes, o próximo só te vai querer a ti (estou a brincar, de certeza que o teu menino também vai deixar esta fase).

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. Não penses que a gente não tem pena de ti só por termos passado pelo mesmo. Dói como o caraças. Sentimo-nos umas traidoras... Mas todas nós acabamos por aguentar e aguentar até que doa menos e menos... Um beijinho no dói dói.

    *A May disse umas grandes verdades. Eles podem preferir este ou aquele colo mas o amor é muito semelhante por um e por outro. Quando deixares de reparar nisso, nem vais dar conta se ele foi ao colo do pai ou ao teu.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. É mesmo isso Luz, traidora, é assim que me sinto. Liguei agora para o infantário, disseram-me que ele estava melhor hoje, já brincou com os outros meninos, comeu mais que ontem e estava a dormir.

    ResponderEliminar
  5. Os conselhos são muitos mas depois estar lá a deixar o nosso filhinho não deve ser nada fácil, entendo-te tão bem!Nem quero imaginar quado for a minha vez de o deixar, e inicialmente vai ficar com família, mesmo assim não deixo de ficar com um nó na garganta quando penso nisso!!

    ResponderEliminar