quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fumar ou não Fumar...

A nova lei do tabaco anda na berra e não é minha intenção opinar sobre ela. A mim, fumadora, não me afecta praticamente nada, há já muito tempo que não fumo em locais públicos (com excepção dos centros comerciais). Há já muito tempo que os cigarros após o café ou as refeições são fumados no exterior, pois deixou de me dar prazer fumar, sentido o incómodo de quem está à minha volta. Posto isto, ando a pensar deixar de fumar, o que é um mau princípio, pensar deixar de fumar é o mesmo que dizer que gostava de deixar de fumar mas que não sou capaz. Assim, ando a tentar mudar o meu discurso de modo a dizer que quero deixar de fumar, mas confesso que não está a ser nada fácil....

Fumo desde os 19 anos e posso dizer que fumo mais do que devia (mais uma expressão estúpida, porque o que eu devia era não fumar nada, mas adiante...). Nesta altura tenho 36 e já passei quase metade da minha vida com este maldito vício. Até há pouco tempo dizia que parava de fumar sem problemas assim que quisesse (ok, podem rir), mas depois de quase duas semanas sem fumar (após uma cirurgia à vesícula), com tonturas, uma ansiedade insuportável, dores de cabeça, etc, apercebi-me que o caso era sério e que afinal não tenho qualquer poder sobre o meu vício.

Mas, voltando atrás, ando a pensar deixar de fumar (é inevitável não consigo escrever doutro modo), e passo agora a enumerar as razões deste meu desejo (a ordem é aleatória):

- Tenho 36 anos, tomo a pílula e sei que a mistura é explosiva.

- Tenho um lindo filho e detesto que ele me veja a fumar. Eu sei que ele é pequenino, que não percebe, mas a mim incomoda-me.

- Não gosto do cheiro que fica na roupa ( em dias de chuva como hoje é absolutamente nojento!!).

- Detesto ter os dentes amarelados, assim como a ponta do dedo indicador, é inestético e pronto.

- Estou a ficar com a pele do rosto com um tom macilento (gastar dinheiro em produtos de cosmética e continuar a fumar, parece-me um pouco idiota).

- Por fim, quero comprar um carro, onde para além da tralha do meu filho, possa também colocar as minha coisas (com o mini carro que tenho actualmente, é uma aventura ir para fora por mais que um dia). Ora, com o dinheiro que poupo ao deixar de comprar tabaco, pago uma mensalidade de um novo automóvel (isto claro, se o meu marido também deixar).

Fiz agora uma pausa neste post para fumar um cigarrito... Lol. Agora, fora de brincadeiras, isto não é fácil e tenho consciência que vou precisar de ajuda, só não sei é qual? Quando há um mês atrás tive bronquite, o medico receitou-me o famoso medicamento "Champix". Ainda não comprei, confesso que me assustam os efeitos colaterais que lhe estão associados. Um enfermeiro conhecido "arranja-me" uma consulta anti-tabágica no hospital Santa Maria (a lista de espera actualmente é muito grande), mas ainda não me decidi qual a melhor alternativa. Aceitam-se sugestões!!!



6 comentários:

  1. Ai como eu sei querida!!!
    Mas repara: eu fumo diáriamente desde os 14 anos (tenho 28); Fumava um maço e pouco por dia, mesmo com tosse de cão e tudo; já deixei de fumar umas 500 vezes sem sucesso, mas parece que agora está a funcionar: 3º dia sem tabaco e ainda não matei ninguém.

    Eu optei por não usar nada porque me dou mal com os substitutos mas há muitas pessoas que beneficiam bastante dessa ajuda.

    De qualquer forma, ficava muito feliz de te ter como companheira desta aventura. Podiamos ir-nos amparando mutuamente. Se te decidires e quiseres companhia, apita para o meu mail: morgenita@gmail.com

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Também me apetecia escrever um post sobre isso. Um dia destes. Concordo plenamente com a lei, mas nuns moldes que permitissem também espaços só para fumadores. Mesmo que se estivessem a matar, ninguém tinha nada a ver com isso. Também me incomodam os fundamentalistas ressabiados. Aqui há dias uma amiga minha foi insultada pq estava a fumar na rua. No resto concordo ctg. Desde q tive o bi nunca mais fumei em pastelarias e restaurantes. Cafés e bares sim. Bj. Luz de Estrelas

    ResponderEliminar
  3. Ora o mais importante de tudo é que ganhes força de vontade para deixar de fumar, e assim qualquer método será eficaz para te livrares do vicio. Caso contrario, nem vale a pena perderes tempo. A força de vontade!!! Tens de querer mesmo muito. Eu tenho vicio de roer as unhas sempre tive e consegui estar alguns 6 anos sem as roer agora voltei à carga. O mesmo se aplica com a comida etc etc. Quando realmente quero consigo fazer uma alimentação equilibrada, quando me armo em parvinha e me afundo num buraco sem fim a sentir-me a pior pessoa do mundo como todo o tipo de porcaria que me aparece a frente e nao faço o minimo esforço para o evita. Haja vontade e tudo e tudo se resolve!!!

    Beijocas. Não substituas o tabaco por outro vicio, muito meos pelo de comer como faz a maioria das pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Querer é poder. Todas as pessoas que conheço que deixaram de fumar fizeram-no de um dia para o outro. Dizem que assim é mais fácil.

    Sobre o que contaste, és das fumadoras que eu gosto, daquelas que respeitam a saúde alheia. Parabéns por isso!

    Beijos

    http://luzesombra.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  5. não fumo há 26 dias! Digo-o nestes moldes porque sinto-me um toxicodependente em recuperação! Esta é a minha 1ª tentativa de largar o vício e desejo não recair. Custa, custa bastante, mas estou a aguentar-me. Eu recomendo que vás a uma consulta anti-tabágica. Serão os médicos, psicólogos e outros especialistas a recomendar aquilo que será melhor para ti. No meu caso, estou a tomar champix e a grande mais-valia foi não ter "ressacado", ou melhor, nunca tive aquela traça incrivel que nos faz trepar paredes.
    A força de vontade, que no início era pouca, apareceu em força assim que marquei o dia em que deixaria de fumar.

    ResponderEliminar
  6. Enumeráste tantas boas razões para acabares com o tabaco agora é mesmo só preciso força de vontade Ahhh e tenta em conjunto com o teu marido... isso iria dar uma motivação adicional para ambos.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar