terça-feira, 11 de junho de 2013

Da vida

A minha mãe veio-nos visitar a semana passada. Já não a via desde Março, e as saudades eram imensas. Fiz uma pausa no trabalho e dediquei-me a ela. Inevitavelmente achei-a mais envelhecida e como me custa vê-la envelhecer... Estar períodos longos sem a ver, faz com que me aperceba mais do seu envelhecimento. Não me refiro às rugas, que a bem da verdade até nem tem muitas, mas sim à lentidão dos movimentos, à perda de audição e aos lapsos de memória. Nos passeios que demos, acabei por lhe dar o braço, pois só assim consegui evitar estar sempre um passo à frente dela, por mais devagar que andasse.
Mas o que me dói mais é o discurso, é o aperceber-me que o "fim" está sempre presente na sua cabeça. E não está de um modo fatalista, mas na forma como ela vive todos os momentos, verdadeiramente como se fossem os últimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário