quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O admirável mundo novo da escola primária

Identifiquei-me totalmente com este post. A entrada na escola primária trouxe questões que até aí não se colocavam,  que se prendem com a (não) autonomia do meu filho na realização de determinadas tarefas. Lembro-me de, no infantário, a educadora me "dar na cabeça" por o João ainda não saber abrir o botão das calças e por ainda precisar que lhe limpassem o rabito. Que ele ia para a escola e depois não tinha ninguém para o ajudar, que isso era importante para a autonomia dele, etc etc etc. Confesso que encolhi os ombros e pensei qualquer coisa como, "logo se vê". Claro que chegámos à escola e apercebi-me que não era só o botão das calças, eram os atacadores, eram os pacotes de sumo ou de leite, eram as embalagens de bolachas ou bolinhos fechados. Enfim, um cem número de novas situações para as quais eu não estava (e ele também não) preparada. E o que fiz eu? Ensinei-o intensivamente nestas e noutras tarefas? Não, não o fiz. Ainda tentei que ele se ajeitasse com os botões mas foi "sol de pouca dura". Como acho que estas coisas acontecem com o tempo sem forçar e sem dramas, optei pelo caminho mais fácil: os sapatos não têm atacadores, são de velcro e siga. As calças ou são de elástico ou, sendo folgadas, consegue perfeitamente baixa-las sem necessitar de desapertar o botão. Inicialmente mandava-lhe os pacotes dos lanches semi abertos, agora como já os consegue abrir, lá está ele acabam por aprender, já vão fechados. E assim temos andado. Lembro-me que a única vez que lhe mandei uns ténis de atacadores ele apareceu-me com eles soltos e, segundo me disse, andou assim todo dia. Perguntei-lhe porque não pediu ajuda e embora não tenha sido explícito, deu para perceber que teve vergonha. Vergonha não de pedir ajuda mas de mostrar que ainda precisava de ajuda. Desde esse dia que deixei-me de tretas e facilito-lhe a vida.

2 comentários:

  1. fui buscar o comentário que deixei na manue

    pois eu facilito a vida ao meu filho:
    calçado: tenis/botas com velcro, se leva atacadores dou-lhe 3 ou 4 nós de forma a não desapertarem.
    calças: quase sempre de fato de treino com elasticos e sp c folguinha, se leva ganga tem sempre folga pra ele as conseguir descer mm de botão fechado; nada de cintos, as calças têm sp elastico por dentro da cintura!
    Consegui controlar-lhe o intestino e só faz cócó em casa e tenho a certeza q se limpa em condições!
    casacos têm realmente fecho, mas ele consegue fechar e tb ja vi auxiliares a fecharem-lhe o casaco (a escola dele não tá mal servida de boas funcionárias, são é poucas!)
    na cabeça: gorro!
    lanche: so leites ou iogurte liquido com palhinha e pao embrulhado em prata, nada de iogurtes sólidos, colheres e pacotes de bolachinhas - assim come sozinho sem pedir ajuda

    Tento ao máximo que ele seja autonomo... e aos poucos vai aprender o que precisa!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Por causa deste teu post perguntei ao meu como é que era quando não conseguia apertar as calças sozinho, elas ajudam, foi a resposta. Acho que a sorte é ali haver também jardim-de-infância e o hábito de os ajudar nessas coisas, Mas tb lhe mando ténis sem atacadores. Aos poucos aprendem, claro. Bjs.


    (estou no portátil, assim já consigo comentar, que isto tem windows)

    ;)

    ResponderEliminar