domingo, 21 de outubro de 2007

10 meses

Fico espantada com o passar do tempo, há 10 meses que o meu filho nasceu e aproxima-se rapidamente do seu primeiro ano de vida (daí estar quase a chegar à lua na barrinha). Gostava de aqui escrever um post "cor de rosa", mas hoje não me sinto capaz, estou exausta. Pela primeira vez, levei o meu filho às urgências, picos de febre desde quinta feira estavam-me a preocupar. Não tem nada de preocupante, apenas uma constipação, pelo que continua com o ben-u-ron, caso tenha febre. Hoje já me pareceu melhor, embora muito rabugento e com falta de apetite. Começo a desconfiar dos dentes, pois grossas gotas de baba escorriam-lhe pelo queixo. A pediatra acha que não, que os problemas dos dentes são fruto da nossa cabeça, fiquei surpresa, pois sempre ouvi dizer que os o rompimento dos dentes causam mal estar nos bebés!!

A alimentação tem sido extenuante para mim, assim que o sento na cadeira, desata a chorar, começa a afastar a colher com a mão e recusa-se a comer. Dou-lhe um objecto para ele brincar e para o distrair, ele atira-o para o chão, se eu o apanho abre a boca, assim que lho dou atira-o novamente para o chão, cerra a boca e não volta a abrir até eu o apanhar e voltar a dá-lo! Acham normal? Fico desesperada, mas entro no jogo, pois preocupa-me que ele não coma.

De resto está cada dia mais lindo, já dá muitos passos sozinho e sem apoio, palra imenso e não pára um segundo. Sinto um orgulho enorme do meu filho.

6 comentários:

  1. Parabéns pelos 10 meses! Espero que ele esteja melhor.
    Segundo me contaram, os pediatras dizem sempre que o surgimento dos dentes não tem nada a ver com as doenças que aparecem sempre nessa fase. O que na verdade acontece é que eles ficam tão aflitos que levam tudo à boca para coçar as gengivas e acabam por entrar em contacto com muitas bactérias o que dá origem a constipações e outras porcarias.
    Sobre ele não ter grande apetite acho normal porque ele está doentinho.

    E já dá passos sozinho?? Percebo perfeitamente o teu orgulho.
    :)

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. nós qd estamos doentes tb não temos muito apetite, mas parece, segundo postas, que não é de agora que ele é teimoso para comer não é??
    já experimentaste ser ele próprio a comer?
    claro que é uma porcariada de todo o tamanho, mas resulta, pelo menos com o meu resulta.
    o meu só tem 4 meses ainda, mas se lhe dou a banana esmagada à boca com a colher ele cospe-a toda, no entanto se lha dou para a mão ele agarra-se a ela, chucha-a e come metade :D

    ResponderEliminar
  3. Sei o que é o Rodrigo também chora que farta algumas vezes. Mas isso acontece sempre quando ele está com sono, por isso tento sempre que ele durma um pouco antes da refeição da sopa e da papa, porque o leite mama-o bem de qualquer maneira, com e sem sono!!!
    Tenta dar-lhe uma colher igual à que usas para ele tentar comer sozinho e ser ele a mexer no prato da sopa, fica uma chafurdice mas isso tentas prevenir primeiro com um toalhão à volta e uma batinha daquelas de plastico, funciona lindamente. Tenta também pegar na mão dele inicialmente e explicar-lhe que ele é que vai comer sozinho... não sei... tens de ir tentando, ou então também podes tenatr uns pratos da bebé confort que tem uns animais no fundo cujas bases se trocam (cada prato traz 3 bases diferentes se não estou em erro) e começas a explicar que vao procurar o animal no fundo do pratoe começas a desviar a sopa á procura do animal, nas primeiras vezes lembra-te do animal que colocaste no fundo e começas a perguntar-lhe pelo pato, pelo pelo cão e depis numa fase mais adiante começas a fazer o jogo de descobrir qual o animal que esta por baixo.
    Tens de ir tentand varias coisas a ver o que resulta, estes meninos são tramados, há que ter muita paciencia!!!

    Força e Parabéns pelos 10 meses do teu filhinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! O teu menino deve estar lindo!
    Essa dos problemas de dentes serem na nossa cabeça é nova para mim :S Pediatras...cada um diz a sua!
    As melhoras para vocês! Não desesperes, vai passar depressa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A alimentação é sempre uma preocupação... tens de ir com calma! O que havemos nós de fazer?!
    Apesar disso, ele caminha bem para o aninho... que bom! Como o tempo passa, não é?
    Bjinhos e parabéns pelos dez meses.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelos dez mesinhos. Só agora que explicas é que percebi o porquê de estar quase a chegar à lua :-)

    Isso de ter pouco apetite é normal por agora se está doente mas fora isso percebo o teu desespero. Já te deram bons conselhos embora alguns me pareçam ainda dificeis de por em prática já nesta fase porque ele ainda é pequenito. De qualquer forma não custa tentares. O pediatra não te deu nenhum conselho?

    Beijinhos e as melhoras do teu pequenino,
    Ana

    ResponderEliminar