segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Greve de Fome II

A greve de fome do meu filho tem-se agravado e eu estou a ficar desesperada. Há já algum tempo que ele anda a comer mal, mas agora quase que não come. Hoje ao jantar comeu três colheres de sopa e não tocou na fruta. De manhã apenas bebeu 100ml dos 210 ml habituais e ao deitar bebeu 40 ml de leite, quando andava a beber 240. Já tentei uma série de estratégias tais como:
dar-lhe de comer ao meu colo,
dar-lhe uma colher para ele se entreter,
deixá-lo chafurdar a mão na sopa
comer ao mesmo tempo que ele
ter o pai a distraí-lo com brincadeiras
alternar a sopa com a fruta
cantar, dançar, fazer o pino (ok, estou a exagerar mas é o desespero).
Poderia pensar que esta falta de apetite está associada à febre que ele teve, mas há um detalhe que para mim faz toda a diferença, é que no infantário dizem que ele come MUITO BEM. Portanto das duas uma, ou me estão a mentir (eu hoje insisti para que me dissessem a verdade) o que é grave, ou é verdade o que é igualmente grave, porque quer dizer que ele só se recusa a comer aqui em casa. Esta cabeça que pensa demais, começa a achar que tem a ver com facto de ele ter ido para o infantário e esta ser uma forma de nos "castigar" (eu sei que foi uma grande mudança para ele, mas a verdade é que ele lá come!!).
Agora as minhas dúvidas são:
Será que ele está doente? Foi à pediatra na terça feira passada e ele estava bem, apenas passou do percentil 50 para o 25 no peso (daí a minha crescente preocupação). No sábado levei-o às urgências, uma vez que ele tinha febre e também não lhe detectaram nada de especial.
Será o sabor da comida? Já perguntei no infantário e parece que as sopas não diferem muito das que eu faço. Para além de se recusar a comer a fruta, as papas, o leite e os yogourt.
Será que está a recusar a comida porque o colocámos no infantário, sendo uma forma de nos chamar a atenção?
Até que ponto é que ida para o infantário o afecta (psicologicamente falando)? Será que se sente abandonado, mais carente? Esta noite que passou acordou às 3h00 e esteve a chorar até quase às 5h00, coisa que não acontecia há muito tempo.
Se alguém me puder ajudar eu agradeço, pois eu já não sei o que fazer. Vou telefonar à pediatra, mas palpita-me que vou ficar na mesma.
Estou tão cansadinha...

2 comentários:

  1. Eu felizmente nunca passei por isso mas entendo a tua preocupação.
    Conheço um menino que há uns meses também andava assim. Comia bem na ama e em casa praticamente não comia ou só comia o que queria. Mas ele para além disso fazia outras "asneiras" para desfiar os pais, sobretudo a mãe! Birras terríveis, estragava coisas em casa...A pediatra disse que era só uma fase normal do seu desenvolvimento, era um "medir forças". Aconselhou a não fazer grandes dramas com a comida e se ele não apresentasse nenhum sintoma de estar doente não havia motivo para preocupação. O certo é que com o tempo passou. Não me lembro quanto tempo demorou. Nessa altura o menino devia ter uns 18 meses. Era mais velho que o teu pequenino, pode não ter nada a ver...Não sei...Fala com a pediatra nem que seja para te sossegar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ohhh Mariah,

    Gostava tanto de te poder ajudar mas a minha experiência também ainda é tão limitada. Tenho um pouco de sorte porque o meu filhote com os teatros e tal lá vai comendo menos mal.
    Uma coisa é certa, o teu lindo ainda é pequenino demais para fazer qualquer coisa como castigo para quem quer que seja. Por isso nada de te afligires com coisas que só te deprimem e que não podem ser realidade.
    O que pode acontecer é que no colégio por estar rodeado de outros meninos, ficar mais distraido e comer melhor. Se fosse a ti mostrava curiosidade por saber os métodos que elas usam e lançava a bisca deixando em aberto que gostaria de espreitar ao longe o momento da sua refeição ... pode ser que elas não se importem e se tu tiveres disponibilidade, era algo útil.

    Ahh com o Miguel ultimamente tenho imitado vozes de animais e ele fica curiosissimo a olhar para mim e lá vai comendo.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar