terça-feira, 23 de outubro de 2007

Livros

Gosto muito de ler, é um dos meus maiores prazeres. Sempre que vou a uma livraria fico lá horas a ver os livros, a abrir uma página ao acaso e ler alguns parágrafos. Não venho de uma família onde os livros estivessem presentes, não havia dinheiro para os comprar. Mas lembro-me de ainda ser muito nova e a minha mãe me levar a uma loja que tinha no balcão, uma caixa de cartão com pequenos livros para crianças. De vez em quando comprava-me um e eu lia-o repetidamente. Lembro-me de uma vez ter recebido alguns livros que um tio, que na altura trabalhava como camionista de uma empresa de distribuição, me ofereceu. De entre esses livros estava a "As aventuras de Tom Sawyer" do Mark Twain, gostei tanto que o li repetidamente. As leituras obrigatórias na escola não eram para mim um "frete" eram sim, uma oportunidade de ter uns livros novos, foi portanto com prazer que li "Os Maias" e o Viagens da Minha Terra". A minha incursão na leitura continuou com livros emprestados por amigos e outros que de vez quando conseguia comprar, mas que não eram de grande relevância literária. Quando conheci o meu marido, leitor compulsivo desde muito novo, iniciei-me em novas leituras e novos autores, completamente desconhecidos para mim. Assim, li tudo o que havia de John Steinbeck, Abert Camus, alguns do Aldous Huxley, muitos da Marguerite Duras. Li alguns livros de outros escritores tais como Ernest Hemingway, da Virgínia Woolf, do Gabriel Garcia Marques, Boris Vian e tantos outros que é impossível agora enumerar. Há algumas obras que me marcaram particularmente, tais como "O Estrangeiro" de Albert Camus, "Cem Anos de Solidão" do Gabriel Garcia Marques, "A mãe" de Gorki, "Capitães de Areia" de Jorge Amado", o "Arranca corações" de Boris Vian, a trilogia do Senhor do Anéis do Tolkien (lembro-me que li os três livros numa semana, não fazia mais nada, tinha entrado na faculdade e faltei uma semana às aulas para poder acabar de ler, lol), mais recentemente retenho "As Velas Ardem Até ao Fim" de Sándor Márai, um livro lindo, lindo, o "Paula "de Isabel Allende, e "Crime e Castigo" do Dostoiévski, este que foi o último livro que li.

Desde que o meu filho nasceu que não li mais nada, o cansaço e o trabalho não me permitem, mas continuo a comprar livros que se vão amontoando por aqui à espera da melhor altura para os ler. Para a semana vou tentar reunir todos os livros que tenho para ler e aproveitar este meu canto para partilhar convosco.

6 comentários:

  1. Já li alguns dos livros que também leste. Eu também adoro ler. Mas tenho fases. Há alturas que estou tão cansada que não leio nada, noutras leio um a seguir ao outro. Quando era miúda devorava-os.
    Desde que tive o Tiago já li alguns. Leio de noite, quando ele está a dormir, quando estou a dar mama. Agora estou a ler um sobre o choro dos bebés, mas tenho me esforçado para ler para além destas coisas das maternidades.
    Vou gostar de ler os teus posts dobre os livros que vais lendo.

    Beijinhos grande

    ResponderEliminar
  2. Vou ficar colada ao monitor para ler esses posts sobre livros.
    Eu fiz anos há pouco tempo... tenho ali um montinho de livros novos bem jeitoso. Estou ansiosa por acabar de ler o que ando a ler para lhe (monte) pegar!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Quando a Isabella nasceu também fiquei uns bons meses sem ler nada. Estava demasiada absorvida pela maternidade mas pouco a pouco recomecei.
    Também gosto muito de ler. Adoro a Allende e o Garcia Marquez!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá querida!

    Eu também sou completamente viciada!
    Desde que mudei de casa, ainda só consegui acabar 1 (já lá vão 7 meses..) mas continuo a comprar e a acumulá-los na mesa de cabeçeira. Pelas minhas contas, devo andar a ler uns 6 ou 7 ao mesmo tempo...

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Eu também andava assim até que me decidi pelo seguinte. Obrigar--me a ler um paragrafo todos os dias á mesma hora. E posso dizer-te que resultou. Porque agora se tornou num hábito e automaticamente ja guardo auqle tempinho para a leitura. É uma questão força de vontade, é que a preguiça é tramada. E voltei a sentir-me mais eu desde que recomecei as minhas leituras.

    Quanto ao cem anos de solidão. Foi o livro que mais me perturbou até hoje. Quando termine de o ler sai de casa e deitei-o no contentor do lixom porque me incomodava olhar para ele e ter na memoria aquelas imagens... (pancadas)

    lol

    ResponderEliminar
  6. Amei esse seu ensaio sobre o amor aos livros!! Também cresci num lar sem grandes fortunas em dinheiro, mas a minha mãe sempre patrocinou os meus sonhos de leitura.
    Na minha família nenhuma pessoa tem o hábito da leitura, sou uma pessoa particularmente abençoada por ter nascido com esse vício.
    Costumo dizer que não amo só a leitura, amo também o objeto livro, o cheiro da tinta e do papel.
    As cores da capa.
    Enfim...
    Agora estou me preparando para lançar o meu livrinho, óbvio que sonho com o sucesso dele.
    Quero fazer uma sugestão, escreva mais sobre os livros e, se possível contribua com o mundo literário escrevendo o seu próprio livro.

    ResponderEliminar