terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrar ou não entrar...

Ontem iniciei o processo de matrícula do meu filho. Iniciei porque ainda me falta entregar uns documentos...
Na escola onde fui, assim que a senhora percebeu que o meu filho faz os 6 anos em Dezembro, desatou logo a opinar sobre o facto de ele ainda ser muito pequenino e provavelmente imaturo para entrar já na escola. Eu confesso que este tema me preocupa, mas a verdade é que caí um pouco de para quedas nisto tudo. Só há pouco tempo é que soube que, segundo a lei actual, as crianças que fazem os 6 anos após o dia 15 de Setembro passam a ser condicionais, isto é, só entram na escola se houver vagas. Até aí julgava que, desde que completassem os seis anos até 31 de Dezembro, ingressavam automaticamente na escola. Ora, posto isto, nunca pensei se ele estaria preparado ou não, se é prematuro matriculá-lo, ou se deveria ficar mais um ano no infantário. E agora que me deparo com este cenário, também não sei muito bem como avaliar se ele está apto para entrar na escola ou não. O que sei é que no infantário os amigos com quem ele mais brinca vão sair e que para o ano que vem, caso fique por lá, terá como companhia meninos mais novos que ele.  Não me parece que beneficie muito em ficar por lá mais um ano. Mas também me recordo de uma entrevista que li algures, de um pedopsiquiatra, que defendia que a entrada prematura dos miúdos na escola poderia, em alguns casos, ter repercussões no crescimentos das crianças, ao nível da confiança e auto estima. Enfim mais uma preocupação.

6 comentários:

  1. Gostava de ter uma opinião que te ajudasse, mas tenho as mesmas dúvidas. Relativamente ao Pedro que nasceu em Janeiro não me preocupo, mas relativamente ao André que é de Novembro, até a entrada no pré-escolar me está a fazer confusão... Ai, ai....

    ResponderEliminar
  2. Salvo raras excepções, eles imaturos são sempre, quando entram. O Bi faz em Agosto, entrou com seis anos e um mês. Por minha vontade tinha protelado a sua entrada um ano, mas o pai não quis. Se achares que ele é ainda muito abebezado, aproveita e deixa-o estar sem responsabilidades mais um anito. A primária exige bastante deles. A Clara tb está com meninos bem mais imaturos do que ela. Eles lá acabam por crescer todos.

    ResponderEliminar
  3. sim temos de pensar muito bem. Eu este ano tenho um primeiro ano e há lá uma aluna que deveria claramente ter ficado no pré. Está sempre com a cabeça no ar, chora, perde sempre as canetas, nunca faz as tarefas...está completamente perdida. é de Dezembro. Não ganhou nada em entrar com 5 anos. Depende das crianças. Acho que a educadora deve decidir.

    ResponderEliminar
  4. Eu entrei com 5 anos e a fazer os 6 no final do ano, como o teu. No meu caso,não houve problema nenhum, até porque eu já lia e estava claramente faminta de escola, mas cada criança é única e deve ser avaliada em relação ao nível de desenvolvimento. O que pensa a educadora dele? O que pensas tu? Ele está com muita curiosidade em relação à escola?

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. As questões da Abraçar são aquelas a que deves responder!
    A maturidade dele, a capacidade de concentraçaõ, o desenvolvimento...

    Se não entrar no 1º ciclo, e que tal ponderar o pre-escolar na escola publica, numa sala com meninos todos de 5 anos?!

    (eu estarei igual pró ano, ja q o meu ´é condicional por 2 dias!!!)
    bjs

    ResponderEliminar