sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cabeça fértil

Isto de ter um filho à guarda de outras pessoas não é nada fácil. Ontem quando fui buscar o meu filho ao infantário encontrei-o a chorar desconsoladamente, veio a soluçar até casa. Perguntei o que se passava, disseram-me que estava rabugento. Esta minha cabeça fértil, começa logo a fazer filmes. À noite durante o banho ele voltou à sua brincadeira favorita, alinha os patos no rebordo da banheira e depois em dedo riste, "discute" com cada um deles. Esta minha cabeça fértil, começa logo a fazer filmes.
Hoje perguntei à Educadora se algo se passava, pois parecia-me que o João não demonstrava vontade de ir para lá e que o tinha encontrado a chorar. Respondeu-me que ele tinha estado bem o dia todo, só não gostava que o pusessem na sanita. Contrariamente aos dias anteriores foi satisfeito para a sala brincar com os outros meninos. Admito que os dentes o estão a incomodar, já conheço o meu filho e ele está nitidamente com a "disposição dentes", por isso espero que tudo não passe de "filmes" desta minha cabeça fértil.

14 comentários:

  1. Imagino!!!! Eu então faria filmes mesmo muito grandes, sabendo de algumas histórias "de terror" que até já relatei no blog. Enfim...

    Espero que seja "só" dos dentes.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. E porque é que uma criança com um ano e 5 meses já anda a treinar o desfralde?

    ResponderEliminar
  3. Olha Cristina, eu também acho que é prematuro, por isso é que aqui em casa ainda não fizemos nada, mas por lá já iniciaram com todos os meninos da sala dos dois anos.

    ResponderEliminar
  4. Maria,

    Eu tb acho um pouco cedo para o desfralde mas elas como profissionais devem saber mais disso doque eu ... se calhar tb se nunca tentarmos nunca sabemos se essa fase já é a ideal.

    Agora em relação ao choro o meu conselho é mantem-te atenta aos sinais. Um choro um dia ou outro não permite tirar grandes conclusões mas se sistematicamente o teu bebé não gostar de lá ficar ou te parecer muito triste e diferente do seu comportamento normal quando o vais buscar, acho que já é um indicio de qualquer coisa pois a fase da adaptação já foi feita há muitos meses.

    Eu tive maus tratos de amas e na primeira como não falava ainda os meus pais ignoraram os sinais, apesar de eu ficar sempre num pranto quando lá me deixavam. Foi uma viziha que os chamou à parte e contou cenas chocantes que tinha visto com os seus olhos.
    Eu devia ser ainda mesmo muito pequena mas tenho uma recordação de estar fechada num quarto quase completamente escuro onde à força me tentou enfiar comida pela boca abaixo. Lembro-me ainda da ira dela e do meu medo qdo ela atirou a tijela pelo chão e me fechou ali sozinha não sei por quanto tempo.
    Isso tudo fez-me prometer que quando tivesse um filho nunca iria menesprozar os pequenos sinais que ele me desse ... eles não falam mas ainda assim podem nos dizer muito....


    Beijos,
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Cabecinha de Mãe não para mariah, espero que sim , que sejam mesmo só filmes... e dentes.

    Fiquei angustiada com o que a Ana relatou... como é possivel ?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. As nossas cabecinhas são mesmo muito férteis mas também temos que estar atentas aos nossos bebés e seguir o nosso coração, eu "ouço" muito o meu.
    Eu sou educadora, nunca trabalhei com crianças abaixo dos 2 anos mas defendo que antes dos 18 meses é muito cedo para começar o desfralde salvo muito raras excepções mas apenas se a vontade partir da criança. É também perigoso e completamente desaconselhado fazer o desfralde " à força". Cuidado porque isso acontece em muitas creches!
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o conselho que te deu a Ana. Atenção aos sinais.

    Essa do desfralde nesta altura tão prcoce do campeonato não estará também a provocar um stress desnecessário nele?

    É preciso ter calma e dar-lhes tempo para crescer ao seu ritmo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Só mais uma coisa mariah, o desfralde deve ser feito ao mesmo tempo, em casa e na escola, caso contrário o menino vai ficar muito confuso. Se o menino não gosta de ir à sanita, pede para não forçarem, ele ainda é muito pequenino.

    ResponderEliminar
  9. Deve ser tão desconfortável saber que o nosso filhote não está bem na escola, que se passa qualquer coisa e nós não conseguimos saber o quê! Sentimo-nos completamente impotentes...
    Espero que o Joãozinho fique melhor e lhe passe rapidamente essa fase.
    Bjinhos gds.

    ResponderEliminar
  10. Olá!!!


    Mas como é que eu ainda não tinha descoberto o teu blog?!?!?

    É como tu dizes...connosco foi ao contrário...conhecemos-nos 1º "realmente" e só depois virtualmente;)...mas depois de ter gostado tanto de ti ao vivo só podia gostar também do teu cantinho virtual;))

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. A nossa cabeça fica logo alerta... Mas de certeza é só isso, dos dentinhos. O Bi no infantário anterior esteve numa fase de pânico tal, que comecei a desconfiar de que não era feliz lá. E não era. Ele trepava por mim acima, com olhos de terror. A instabilidade que se vivia lá dentro fez com que os miúdos passassem horas a chorar sozinhos. Mas, no nosso caso, havia outros sinais. Educadoras despedidas, mau- ambiente, aquilo era uma roda viva. Se não houver mais sinais, fica sossegada que não deve ser nada. Beijoooo

    ResponderEliminar
  12. É preciso teres atenção, às vezes até pode ser algum problema com outra criança, não tem de ser necessarimente com a educadora ou auxiliar. Mas o desfralde pode estar a provocar-lhe ansiedade, sabesque cada criança tem o seu ritmo e nos infantarios tem o habito de fazer tudo ao mesmo tempo, só porque sim, por ser mais pratico para elas.

    Quanto ao puzzle, se quiseres, depois de eu o fazer posso emprestar-to para o fazeres, queres???

    ResponderEliminar
  13. Olá Linda!

    Olha, estive a falar com uma amiga minha que é Educadora...gostava de te contar o que ela me disse, por isso, se quiseres manda-me um mail para eu te poder contar melhor, senão deixo-te aqui um testamento na caixa de comentários...LOL!

    Beijikinhas

    ResponderEliminar
  14. Lá no infantário dos meus também começam com o desfralde nessa idade e é sempre fonte de ansiedade para os miudos. Espero que esteja tudo a correr bem. Beijos

    ResponderEliminar