domingo, 30 de março de 2008

Dúvidas de mãe

Na sexta feira fui falar com a Educadora do meu filho a fim de tomar conhecimento da "avaliação" que ela lhe fez. Em termos gerais disse-me que o meu filho é muito meigo e bem disposto, relaciona-se bem com os outros meninos e também com os adultos. É confiante, tímido (sai à mãe) mas também extrovertido. Em termos de autonomia está óptimo (concordo plenamente) e tem boa coordenação motora. A linguagem é muito pobre mas suficiente tendo em conta a idade.
Segundo ela o meu lindinho é instável, tanto pode estar a rir, como de repente desatar num berreiro descontrolado. Confesso que fiquei preocupada. Acrescentou como ponto a melhorar o facto de lidar mal com pequenas frustrações, não gostar de ser contrariado e como consequência fazer algumas birras. Se em relação à instabilidade fiquei surpreendida, já no que diz respeito a este ultimo aspecto nem tanto. Já há muito tempo que me tinha apercebido da sua dificuldade em lidar com a frustração, nomeadamente quando ao brincar, não consegue fazer alguma coisa (juntar legos, encaixar peças, colocar uma tampa numa garrafa, por exemplo). Sei que o meu filho é muito pequenino ainda, mas francamente não sei bem o que fazer para contrariar estes dois aspectos, nomeadamente a sua instabilidade.

8 comentários:

  1. Aprender a lidar melhor com a frustração...humm, acho que passamos a vida toda nisso, lol.

    Agora a sério, acho que o que se aconselha é não fazer todas as vontades nem protegê-los demasiado, levando-os a ter que lidar mesmo com a frustração e aprender, por eles, a superá-la.

    Mas não stresses muito, afinal faz parte da fase do desenvolvimento dele ou até pode mesmo ser uma característica própria que o leve a superar-se cada vez mais (tudo tem um lado positivo).

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. olha estou a passar o mesmo com o Rodrigo, está a ficar um birrinhas de primeira, faz-me cada uma... nem sei como é que hei-de contrariar isto, tem um feitiozinho que nem te conto, e eu ralho cm ele, e contrario sempre que posso, questão dificil, se encontrares a solução diz-me, please, lol.

    ResponderEliminar
  3. Faz parte Mariah. São quase todos assim. O Bi fica fulo aos gritos se não consegue, por exemplo, pôr dois bonecos sentados no mesmo carro! E eu ajudo-o e vou explicando calmamente que não cabem, blá blá, que é melhor o outro ir atrás, etc. Mas tb, cá para nós, há alguém que lide bem com a frustração? Aprendemos é a deixar de fazer birras (nem todos, eheheh, eu às vezes ainda as faço). Luz

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o que se passa com o teu filho é perfeitamente normal e com certeza na sala dele há outros meninos a passar pelo mesmo. Faz parte do crescimento.

    Eu detesto fazer as "avaliações" das crianças porque tenho "medo" da interpretação que os pais dão ao que escrevo e também porque acho ridículo avaliá-los, cada um tem o seu ritmo, os seu modo de ser e para já ainda não se fazem testes nas creches (mas nunca se sabe se a ministra vai inventar mais essa novidade, lol). E as tabelas que por vezes me dão em que tenho que assinalar se a criança é capaz disto daquilo? Detesto-as exactamente porque cada um tem o seu ritmo, a sua personalidade. Não te preocupes o teu pequeno é que tem razão! Se não consegue claro que se chateia, no lugar dele eu também me chateava :PPP

    Ando há muito tempo para comentar contigo que quando abro o teu blogue paralelamente abre-se uma janela de publicidade. Sabes porque é que isso acontece? Só acontece comigo?

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Paciência, muita paciência e tentativas diversas. Eu tenho um menino muitp teimoso em casa e gostava tanto de ter a receita mágina para o dobrar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Caracoleta, não me tinha apercebido que eras educadora. Sabes que eu passei a conversa toda a peguntar à educadora se já avaliavam aqueles parametros (a tabela de que falas), porque acho que ele ainda é pequenino para grande parte do que lá estava.
    Quanto à publicidade também me acontece (de vez em quando) mas não sei como retirar. Vou aqui perguntar ao especialista da informática que eu sou um pouco "naba" nisto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. É perfeccionista!
    Há que estar atenta mas eles mudam muito...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  8. A Madalena também é assim, fica tão zangada se não consegue fazer alguma coisa, eu acho-lhe graça e pergunto se está de mini-tromba ao que me responde de cara fechada que sim :S
    Não te preocupes minha querida, o teu menino é como qualquer outro na idade dele. Alias, há muito adulto que não lida bem com a frustração... eu sou uma delas :(((

    Beijinhos

    ResponderEliminar