quinta-feira, 20 de março de 2008

É o país que temos

Também eu sou trabalhadora independente e também passei por isto que a Luz aqui retrata. Quando o João nasceu, o meu marido foi ao seu local de trabalho informar-se sobre a licença de paternidade e a resposta que ouviu foi a mesma. Na altura fiquei para morrer, afinal ando descontar um balburdio para quê? Trabalho para mais do que uma empresa e, ao ser trabalhadora independente, não podia deixar o meu trabalho para outro (se deixasse seria um largar definitivo). Assim, fui "obrigada" a começar a trabalhar ainda o meu filho não tinha completado 3 meses. Felizmente coincidiu com uma altura em que o meu marido estava ausente poucos dias da semana, senão teria sido muito mais complicado do aquilo foi. É este o Estado que apoia a natalidade, que é precisamente o mesmo, que no caso dos professores, apenas considera falta justificada como assistência à família, as que são dadas até as crianças terem 10 anos, isto é, considera que uma criança com 11 anos doente, pode perfeitamente ir sozinha ao médico. Acham isto normal?

12 comentários:

  1. Começo a achar que alguns legisladores devem ter fumado alguma droga na altura de legislar. E agora ninguém muda nada porque, pura e simplesmente, isto é uma selva entregue a macacos. Obrigada pela solidariedade e por partilhares o teu caso. Foste muito corajosa em trabalhar e cuidar do bebé. Olha, anteontem mandei-te dois mails e não sei se recebeste. Luz

    ResponderEliminar
  2. Ups. Estou na mesma situação mas o meu marido conseguiu tirar na altura da Leonor. Tenho que lhe perguntar...

    Bjos

    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 15 meses do João.

    Quanto a toda esta situação nem sei que diga. Acho surreal.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Como sempre ando atrasada mas não posso deixar de dar os meus parabéns pelos 15 meses do teu filhote e pelo teu aniversário de casamento.

    Desconhecia a situação que relatas mas é só mais uma para juntar à lista de coisas mal feitas e que se convencionou que seria assim sem ter em conta qualquer critério de igualdade e justiça ... afinal os direitos básicos estão na constituição para quê se depois o mais que se vê são desigualdades!!

    ResponderEliminar
  5. Estás chateada comigo Mariah? Bj. Luz

    ResponderEliminar
  6. Pergunto isso pq também respondi ao mail que me enviaste e fiquei sem saber se recebeste. Um em que babo com os olhos pestanudos do João. Lol. Luz

    ResponderEliminar
  7. Oh minha querida Luz tu és a ultima pessoa nesta vasta blogosfera com quem eu iria ficar chateada. Foste dura, confesso que me saltaram lágrimas dos olhos quando li, mas às vezes os amigos têm que ser duros e eu estou a merecer.
    Recebi os teus emails sim, desculpa mas ainda não tive tempo de responder. Obrigado, gostei mesmo muito de te conhecer.

    ResponderEliminar
  8. Eu sei que fui dura, querida. Mas isso é porque não quero que percas tempo precioso com o teu filho. Eu estou do teu lado. E tenho a certeza que a tua dor é genuína. Só quis mostrar-te que às vezes somos nós sem querer que mudamos o rumo às coisas. Fez algum sentido para ti aquilo que te escrevi? Diz a verdade. Luz

    ResponderEliminar
  9. Para que não encares aquilo cm crítica, deixa-me relembrar-te que todos temos um ou mais ângulos algo patológicos na nossa mente. Também tenho mas manifesta-se de outras formas. Beijo. Luz

    ResponderEliminar
  10. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderEliminar
  11. Realmente! Nem sei o que dizer! São situações absolutamente inacreditáveis!!

    ResponderEliminar