terça-feira, 2 de setembro de 2008

Nova Etapa

O meu filho iniciou ontem uma nova etapa, entrou para uma escola nova que por sua vez abriu as suas portas pela primeira vez. Foi um risco que corremos, eu sei, não é uma escola da qual tenhamos referência, pelo que acabou por ser mais ou menos um tiro no escuro. Mas por enquanto ainda não estou arrependida, o espaço é lindo, tem uma quinta pedagógica associada, está muito bem decorado, sempre na perspectiva do bem estar das crianças. Têm sem dúvida uma ideia para aquilo que pretendem do colégio, já têm experiência uma vez que possuem outras escolas. Mas acima de tudo têm um entusiasmo muito grande naquilo que estão a fazer, sente-se uma vontade imensa de que tudo corra bem e que, tanto os pais como as crianças, se sintam satisfeitos. Todos estes motivos e obviamente a redução monetária de 130 euros, levaram-nos a arriscar por esta nova escola.
Tal como já esperava o João ontem chorou muito quando o deixei, gritou por mim. Vim para casa com aquele som na cabeça "mamã", "mamã", "mia mamã"... como isto custa. Ao final do dia encontrei-o de leão na mão (não o largou o dia todo, segundo me disseram), correu para os meus braços e mostrou-me alguns brinquedos com que, provavelmente, brincou durante o dia. Disseram-me que a manhã foi complicada, mas que da parte da tarde se divertiu.
Hoje, e apesar de se ter dirigido para a porta de casa assim que lhe dei a mochila, ainda gritou mais do que ontem. Estavam no recreio, fiquei a observa-lo de fora, a educadora tentava debater-se com o choro e os gritos dele. Vim-me embora, mais uma vez com esta angustia que não me larga. Espero que passe, espero que se divirta, espero que se sinta feliz por lá.

Esta fase está a ser deliciosa, a linguagem desenvolve-se a uma grande velocidade e como consequência sinto que já comunicamos e é absolutamente mágico.

De resto cá ando, muito cansada, tenho pela frente meses de tanto trabalho que só de pensar fico assustada. Mas sinto-me diferente, não sei bem expressar em quê, este mês de férias foi tão diferente do ano passado... Sinto o coração cheio, aconchegado.... sou mãe.

7 comentários:

  1. Apesar da fase difícil adorei o último parágrafo do post. É tão bom ver-te assim, considerando que quando quando te comecei a seguir estavas na fase de o ano passado.

    Beijos e espero que a fase de adaptação passe depressa.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o facto do colégio ser novo é um ponto a favor Mariah. Como dizes, o entusiasmo e a vontade de que tudo corra bem, deve ser diferente por isso mesmo.
    Espero que a adaptação seja rápida e pouco dolorosa para o teu menino, e para ti, que com certeza sofres com isto.

    Do ultimo paragrafo, e não querendo repetir o que disse a Carla, também eu fico tão feliz por lêr estas tuas palavras minha querida, porque também eu cheguei aqui na fase em que o que sentias era bem diferente, e lêr o teu sofrimento deixava-me sempre com o coração apertado.

    Quanto á linguagem, tens toda a razão, a fase em que eles começam realmente a comunicar é mágica! "Mia Mamã" deve deixar-te muito babada :)))

    Um beijo grande para ti minha querida

    ResponderEliminar
  3. Por ser nova, será ainda melhor. Toda a gente está empenhada em que tenha sucesso, dando o seu melhor, sem vícios nem desgastes. Tb sairá brevemente um post sobre o infantário, acredita, pior...

    A Nossa NEVE???????????????????????

    ResponderEliminar
  4. Bom não deve ser fácil deixá-lo a chorar, eu vou começar a deixar agora o Rodrigo e nem quero pensar numa coisa dessas...
    Espero que essa fase menos boa da adaptação passe bem depressa!!!
    Quanto ao resto gostei muito de ler, as coisas estão a mudar, não estão??
    Beijos muitos!!

    ResponderEliminar
  5. Então como correu ontem? melhor?
    Ontem foi o primeiro dia do Rodrigo e também não foi fácil... mas hoje encontrei-o muito melhor, vim contente!!
    Quanto à zona, eu aluguei lá casa, para o ano que vem se quiseres o contacto, já sabes...

    ResponderEliminar
  6. Tudo irá correr bem. Os primeiros dias são sempre difíceis. Então de manhã, depois de estarem de férias, quem não fica a chorar?! Muito poucos!
    Ele habituar-se-á de certeza. É preciso é ter calma.
    Espero que continues bem e não penses tanto no excesso de trabalho (tenta, pelo menos).
    BJinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  7. Ó Mariah... realmente é nestas alturas que nos sentimos mesmo "Mães-mães"!!! Caramba, também eu senti o meu coração apertadinho como nunca :) Mas até tem corrido bem.

    Também nós fomos para uma escolinha novinha em folha e até agora: 5*****
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar