segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os filhos e o casamento

Numa das revistas que compro vinha um artigo sobre o fim dos casamentos após o nascimento de um filho. Ultimamente tem vindo a publico alguns casos de "figuras publicas" cujos relacionamentos finalizaram pouco tempo depois do nascimento dos filhos. Tenho duas amigas que foram mães mais ou menos ma mesma altura que eu, e que se encontram numa fase bem complicada nos seus relacionamentos. Confesso que não fico surpreendida, não é fácil a adaptação a um novo ser que passa a ser totalmente dependente de nós. A vida muda radicalmente, as prioridades são outras, perde-se intimidade, o espaço para o diálogo diminui e muitas vezes desaparece. Superar estas dificuldades passa, a meu ver, por um esforço de ambas as partes para que se encontre um equilíbrio, através da ajuda mútua e do envolvimento dos dois na vida do bebé, e claro da existência de amor, muito amor.
Nunca aqui referi, pois há coisas que, por tanto me custarem, prefiro fingir que nunca aconteceram, mas na minha passagem de ano, ao soar das doze badaladas eu e o meu marido acordávamos os termos da nossa separação. Felizmente não avançou e hoje julgo, apesar de por vezes ainda existirem alguns conflitos, que ambos encontrámos um equilíbrio. Queremos muito ser felizes, e ao lado do nosso filho que nos preenche a vida de muito amor. Não sei se chega, mas por enquanto é o suficiente.

21 comentários:

  1. Oh Mariah. É impressionante como as vidas podem ser parecidas! sinto-me muito identificada contigo. O nascimento de um filho é um abalo grande na relação do casal, sem duvida! Nós passamos por momentos muito, muito difíceis e houve vários momentos em que o tema da separação veio á baila. Nestes momentos o que nos vale é a nossa vontade de, apesar das dificuldades, nos mantermos juntos. Porque apesar de tudo gostamos muito um do outro. Mas sempre com altos e baixos.É por isso que eu não entendo aqueles casais que optam por ter mais um filho para salvar o casamento. Como?

    ResponderEliminar
  2. Ola Mariah

    Compreendo-te muito bem, eu e o M tambem passamos por uma fase ma, a morte do meu sogro, os problemas no emprego e as mudanças provocadas pelo nascimento da Mariana trouxe o tema separação muitas vezes as discussoes.
    Valeu-nos a vontade de lutar para ficarmos juntos ajudou os muitos problemas que ja ultrapassamos juntos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Como te entendo... e tu sabes disso...
    Ainda bem que ultrapassas todos os dias essa batalha.
    obrigada pelas tuas palavras.
    um beijo

    ResponderEliminar
  4. Viver a nossa vida com outra pessoa é um processo muito trabalhoso. Quando há rupturas ou quase rupturas é sinal de que as pessoas estão a lutar pela sua felicidade, de que não baixaram os braços, de que não desistiram.

    Preocupante é quando as pessoas se acomodam, e já nada esperam.

    Só quem tem coragem é que enfrenta todos esses demónios. Ainda bem que vocês tiveram essa coragem e protegem assim o vosso amor.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Mariah,

    Acho que só depois de ter um filho vejo como é ridicula a ideia d pensar q um filho salva um casamento.
    Um filho é antes pelo contrário um grande teste ao casamento, à capacidade de entreajuda do casal, à capacidade de diálogo e à capacidade de entrega e ao abdicar de muita coisa.

    Mas é tão bom qdo o amor consegue superar todo o desgaste... não há coisa mais linda doque viver com os nossos amores.

    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar
  6. No nosso caso, foi o segundo filho que abanou mais a relação. O importante é continuarmos a lutar por algo que vale a pena - uma família!

    Cristina

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo! É preciso encontrar o equilíbrio, aliás, é absolutamente fundamental! O pior é quando não nos apetece, quando puxamos o prato da balança para o nosso lado!
    Enfim, por aqui tudo tem estado tranquilo. Apesar de haver mais atritos, a separação nunca sequer foi palavra que se verbalizou cá em casa!Felizmente!
    Espero que tudo corra bem convosco, com os 3.
    Mil bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Como se costuma dizer um filho ou arranja ou destroi um casamento... e é normalissimo passar por fases menos boas depois de um nascimento, afinal são muitas as mudanças e as responsabilidades... Mas se se conseguir ultrapassar a dificuldades o casamento após isso torna-se mais forte... é esperar para ver...
    Boa sorte para o vosso casamento e já agora espero que a sorte também venha para o meu que também anda assim como que mais ou menos...

    ResponderEliminar
  9. Este post podia ser meu, e mais não digo.

    Um beijo grande Mariah e luta sempre,enquanto achares que vale a pena.

    ResponderEliminar
  10. Oh minha querida, entendo-te bem...
    Já estive separada, já estive para ir embora outra vez, e às vezes pergunto-me até quando vou conseguir lutar. É muito cansativo. Um filho muda tudo é verdade, mas olha que no nosso caso a maior parte das vezes é ele que nos une, veio fortalecer e muito a nossa relação que estava por um fio. No inicio da minha gravidez chorei muito com a quase certeza de ter cometido o maior erro da minha vida ao engravidar, mas depois as coisas compuseram-se. No entanto o dia a dia não é facil, nada fácil...

    ResponderEliminar
  11. Eu e o meu marido combinamos, quando o Bi nasceu, que o que quer que fosse dito nos meses subsequentes de adaptação era para relevar. Ainda mantemos a capacidade de nos rir da nossa realidade, como se fossemos externos a ela. Depois de discutirmos ou começamos a falar normalmente, sem mágoas ou rancor, ou desatamos a gozar um com o outro. É o melhor bálsamo para a loucura que se instala temporariamente...

    ResponderEliminar
  12. Só posso dizer que te admiro muito pela forma como descreves as coisas com tanta franqueza. A nossa vida também mudou muito, mas ainda não enfrentámos nenhuma crise a sério.

    No livro que estou ainda a ler do Randy Paush, ele diz exactamente aquilo que dizes, que costumava perguntar a pessoas que estavam casadas há muitos anos como é que o casamento se aguentava, e a resposta era sempre a mesma: esforçamo-nos para isso.

    Os filhos mudam muito a nossa vida, de uma maneira que apenas sonhamos antes. E como alguém já disse por aqui, como é que se tem filhos para salvar um casamento? Os filhos põem à proca o casamento, não o salvam. Acho eu...

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Estou como a Cristina. O segundo é q complicou mais a vida do casal, principalmente pq estavamos os dois com mto trabalho...
    Acho q é como tudo na vida, temos altos e baixos e quem disser o contrario é tonto ou mentiroso.

    ResponderEliminar
  14. Pois é linda, as tuas palavras não podiam ser mais reais e francas. OS filhos são muitas vezes um bálsamo na nossa vida a dois, mas vêem indiscutivelmente virar o nosso "mundinho a dois" de pernas para o ar!!! Muita compreeensão, paciência e o saber ter muita calma quando tem de se ter... Ahhh! e muita entre-ajuda... tem sido assim que nos temos arranjado nestes últimos 14 meses :))
    É um esforço que compensa muito... mas não deixa de ser um esforço que se tem de fazer para conseguir lidar bem com os altos e baixos!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  15. Olha, no meu caso se calhar nem haverá segundo por causa dos estragos do 1º.
    Mas, como eu costumo dizer, a culpa não é dele, nós é que deviamos ter sabido estar à altura e não soubémos.

    ResponderEliminar
  16. Há tanta carga afectiva nas tuas palavras, Mariah! Adorei ler-te!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Estava convencida que tinha comentado esta posta... Todas nós passámos por isso e sabemos o que é. Penso que talvez seja a maior prova pela qual os ditos casamentos têm de passar.
    E olha, como vai isso? Dá para ficar preocupada perceber que não voltaste a postar depois disto...

    ResponderEliminar
  18. Tá tudo bem contigo Maria?
    Estivemos à tua espera e fiquei com pena de não te ter voltado a rever e ainda não foi desta que conheci o teu filhote :-(

    Beijinhos e espero que esteja tudo bem convosco.
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Mariah está tudo bem?
    Tantos dias sem postares, espero que seja só pouca vontade, ou falta de tempo.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  20. Olá, então, como andas? Está tudo bem? Espero que sim.
    Bjinhos

    ResponderEliminar