segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O adiar da maternidade

Reparei que, sem querer, ou inconscientemente condiciono o que aqui escrevo, não sei se por receio que de que alguém me identifique, se por temer desagradar quem me lê, não sei. Mas hoje pensei: se não escrevo aqui o que me vem à cabeça, para que é que tenho um blog?

Já aqui tinha escrito que nunca fez parte dos meus sonhos ou dos meus objectivos ser mãe. Tenho-me questionado bastante sobre os motivos. isto porque ultimamente ando preocupada por ter sido mãe tão tarde. Quando o meu filho tiver 10 anos, eu vou ter 45, é uma diferença tão grande, tenho muito medo que, por circunstancias da vida, ele fique sozinho ainda muito novo.

Às vezes penso que este adiar da maternidade se deveu ao facto de na minha vida ter vivido tudo fora do tempo. O ambiente familiar não foi propriamente o mais cor de rosa, sou filha de uma mãe hiperprotectora e pessimista crónica e de um pai boémio mas "castrador", e como é óbvio, ou talvez não, sofri as consequências desta "mistura".

Tudo o que devia ter feito entre os 15 e os 20 anos, tal como namorar, sair com os(as) amigas, ir ai cinema, etc., etc. foi vivido entre os 20 e os 30, já depois de ter saído de casa (para estudar). Por volta dos meus 13, 14 anos, como resultado da baixa auto estima e do muito pouco amor próprio, comecei a desenvolver um quadro de anorexia (acompanhada de depressão) que se prolongou até aos 19, 20 anos. Foi um período muito negro e sombrio da minha vida, que talvez justifique um dia um post.

Por tudo isto, até aos 30 anos a ideia de ser mãe era completamente posta de parte, apesar de já casada (casei aos 29) e de viver com o meu marido há quase 8 anos. No ano em que me casei uma consulta de rotina de Ginecologia, acusou uma lesão grave no colo do útero devido ao vírus do papiloma humano. Fiz o tratamento (cirurgia por laser) e controlo anual no hospital, durante 5 anos e mais uma vez, apesar da minha medica não o ter proibido, adiámos a decisão de ser pais. Julgo que para mim foi mais um pretexto, tinha muito receio de ser (má) mãe, de perder a minha (falsa) liberdade, de assumir a responsabilidade de ter um ser totalmente dependente de mim. Hoje, olhando para trás, acho que tinha era medo de crescer.

Na ultima consulta de rotina, que aconteceu em Outubro de 2005, a médica que me atendeu, perguntou-me se tinha filhos, quando lhe respondi que não, ela achou que a decisão de esperar pelos 5 anos foi a mais acertada. Entregou-me um envelope com o resultado do ultimo exame e disse-me "aqui está o passaporte para a sua gravidez". E eu viajei para aquela que é, a maior aventura da minha vida.

5 comentários:

  1. Obrigada pela visita.
    Sabes, no meu ultimo post parece mesmo q não nasci para ser mãe, no entanto a verdade é que ser mãe é tudo o que quero desde que nasci.
    Acho q não há idade para se ser mãe, acredito que haja sim vontade, apetencia e sim, é mesmo isso, disponibilidade. Acho que se foste mãe pq quizeste foi mesmo a tempo. Muito pior seria a introspecção contrária...de que o foste antes do tempo.
    Jocas, vais ver que com esse presente vais ser agora muito mais feliz.

    ResponderEliminar
  2. Acho que ser mãe aos 35 é sinal de uma maior maturidade. Eu planeava ter iniciado este projecto só daqui a uns 2 anos mas isso não o fez ser menos desejado... agora que aqui o tenho sinto-me feliz por já o ter comigo (ainda que a vida tenha mudado por completo)

    ResponderEliminar
  3. Não ha idade para ser mãe, apenas temos de nos sentir preparadas para tal. Acho que é o unico requisito. Eu fui mãe aos 28 e se por um lado acho que já foi tarde, por outro acho que ainda tinha muito tempo pela frente, poi antes nao estaria pronta para esta aventura com toda a certeza. A vida muda, faz-nos crescer e isso também me fazia falta dado que sempre fui muito imatura para a minha idade e muito protegida, menina da mamã, do papá e da mana!!!

    ResponderEliminar
  4. Ah por causa de um post que escreveste em baixo, e da questão de a nossa escrita aqui vir parar condicionada, criei um novo espaço e sem comentarios para escrever tudo o que me apetecer sem condicionalismos. Depois dou a morada, a este novo blogue so vou dar morada a algumas pessoas!!!

    ResponderEliminar
  5. Oi. Gostei muito deste teu post. É brutalmente honesto e realista.
    No entanto deixo-te o conselho (que se fosse bom vendia... ;)) Não percas mais tempo no passado. As coisas acontecem da forma que têm de acontecer e, nos momentos em que têm de acontecer.

    Obrigada pela partilha. Foi sem dúvida o melhor post que li nos últimos tempos.

    ResponderEliminar